[weglot_switcher]

Banco de Portugal não recebeu pedido da Rauva para comprar BEM ao Montepio

Fintech : Remonta a 8 de setembro de 2023 a assinatura de um acordo por parte do Banco Montepio de venda do BEM à Rauva. Mas processo ainda não chegou ao Banco de Portugal.
Foto cedida
13 Setembro 2024, 18h45

O pedido da empresa Rauva para comprar o Banco Empresas Montepio (BEM) por cerca de 30 a 35 milhões de euros, ainda não deu entrada no supervisor bancário para a necessária avaliação e autorização, apurou o Jornal Económico.

Isto apesar de o acordo de compra ter sido oficialmente assinado e anunciado quer pela fintech, quer pelo Banco Montepio, A notícia surpreende porque passou um ano desde a assinatura do acordo e até agora todas as notícias apontavam para que o processo já tivesse sido remetido para o Banco de Portugal. Tal como está estipulado na lei, é o Banco Central Europeu (BCE) quem toma a decisão sobre a compra de participações qualificadas em bancos da zona euro, mas fá-lo não só com base na avaliação da proposta de aquisição, mas também com base no projeto de decisão do Banco de Portugal.

Contactado o Banco Montepio que assinou o acordo de venda da licença bancária do seu Banco de Empresas Montepio (BEM) em 2023, mostrou-se surpreendido, mas respondeu que cabe à Rauva remeter o pedido de aquisição aos reguladores.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.