O BEM – Banco Empresas Montepio apoiou a Sonorgás no financiamento do plano de investimentos de 47 milhões de euros com vista à expansão dos polos de consumo de gás natural na região interior norte do país, “um projeto da maior relevância para a modernização desta parte do território nacional”, refere o banco de empresas do Montepio.
O BEM – Banco Empresas Montepio atuou como arranger do Grupo Banco Montepio no financiamento. Esta operação contou com a participação do BEM, do Banco Montepio e do Novobanco, bem como do European Investment Bank (Banco Europeu de Investimento – BEI), na qualidade de financiador incumbente.
“A Sonorgás dá assim mais um passo no sentido da premente transição energética, bem como dos seus consequentes e importantes impactos socioeconómicos”, lê-se na nota do BEM publicada na sua página do Linkedin.
“A construção das oito Unidades Autónomas de Gaseificação (UAG) e as respetivas redes de distribuição previstas no plano de investimentos, cujo financiamento assinado, no passado dia 30, vem permitir ao Grupo Dourogás dar mais um passo no cumprimento da sua missão, a de assegurar o acesso ao gás natural no interior norte do país com as mesmas condições económicas e ambientais que do litoral”, refere o comunicado.
Neste momento, existem 34 municípios do interior norte servidos pelas redes de distribuição de gás natural da Sonorgás. “O gás natural é uma alternativa energética mais económica e mais limpa, o que permite às famílias um maior nível de poupança, assim como maior competitividade às empresas desta região. A nossa expectativa e o nosso compromisso é que, daqui a dois/três anos, com a entrada em operação destes novos polos, esta passe a ser uma realidade com benefícios socioeconómicos para as famílias e empresas desta região, que transformarão de forma ainda mais positiva este território”, afirmou o Eng. Nuno Afonso Moreira, CEO do Grupo Dourogás.
“A operação esteve a cargo da equipa de Assessoria e Estruturação Financeira, liderada por Pedro Nicolau enquanto responsável da área de Estruturação, uma equipa composta por especialistas dedicados a apoiar os projetos de investimento do tecido empresarial português, designadamente no contexto da transição energética e descarbonização da economia”, avança o BEM.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com