O Banco Europeu de Investimento quer reforçar os seus instrumentos de financiamento de modo a conseguir reter as startups que procuram crescer na Europa, através do apoio aos mercados de capital de risco e de capital privado da União Europeia, evitando desta maneira que estas empresas se deslocalizem para os Estados Unidos.
Em comunicado, o banco europeu referiu que ia financiar a expansão dos chamados unicórnios europeus, através do European Tech Champions Initiative, um fundo que foi lançado no ano anterior e que disponibiliza capital numa fase avançada a empresas europeias.
Outras das medidas passa pelo aumento do investimento em capital e dívida de risco e a criação de um novo fundo, que seja dedicado ao financiamento de aquisições e à cotação de startups tecnológicas por parte de empresas europeias.
“Estamos a tentar assegurar que as empresas europeias, que são nascidas na Europa, fiquem na Europa, e que investimentos nos campeões europeus, nos unicórnios europeus, e que reforcemos a competitividade da Europa através de um mercado de capitais forte”, disse a presidente do Banco Europeu de Investimento, Nadia Calvino, citada pela Reuters.
Nadia Calvino acrescentou ainda que existe um “acordo unânime ao nível técnico sobre a necessidade de aprofundar os mercados de capitais da Europa e de reforçar a integração dos nossos mercados de capitais”, o que no entender da presidente do Banco Europeu de Investimento vai “reforçar a competitividade da Europa e financiará empresas europeias de sucesso”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com