As medidas estão inseridas num pacote que o Banco Montepio lançou e que abrange famílias, empresas e setor social.
O Banco Montepio lançou três apoios para ajudar famílias, empresas e instituições do setor social a minimizar o impacto causado pelo surto da Covid-19, que pôs o país em Estado de Emergência.
“Depois de ter aderido às linhas lançadas pelo Governo para apoiar as empresas cuja atividade foi impactada pela pandemia de Covid-19, e uma linha de crédito para o setor social, o Banco Montepio lança um pacote de medidas para as famílias e reforça o apoio às empresas”, relata o banco.
O pacote de medidas de emergência Covid-19 “contém medidas excecionais, em tempos excecionais, e é lançado para um período de três meses”, diz o banco liderado por Pedro Leitão e Carlos Tavares.
No apoio às famílias, as medidas do Banco Montepio consistem na “duplicação da Conta Ordenado”. O Banco Montepio anuncia que “vai permitir aos clientes a possibilidade de duplicarem o plafond da conta ordenado, além da condição normal de que dispõem. Na prática, esta medida permite que o cliente tenha um plafond disponível igual a duas vezes o seu salário. Para isso, os clientes devem solicitar este apoio, para aprovação prévia e com garantia de aprovação rápida pela instituição. A medida permitirá às famílias ter mais dinheiro disponível, em caso de necessidade”.
O Banco Montepio diz que a outra medida para ajudar as famílias é o “aumento do limite cartão de crédito”. O Banco “vai também disponibilizar, de forma ágil e sem burocracias, a opção de aumento do limite do cartão de crédito, por forma a apoiar eventuais necessidades imediatas a que as famílias tenham de atender”, lê-se no comunicado.
Apoio às empresas
Para as empresas o banco lança a “Linha de curto prazo, com maturidade até seis meses, para ajudar as micro, pequenas e médias empresas, a fazer face a dificuldades de tesouraria momentâneas, por forma a poderem continuar a operar sem disrupções. O Banco Montepio quer agilizar e ter uma resposta rápida, para minimizar os constrangimentos financeiros das empresas em cada momento”, refere a instituição.
O Banco Montepio diz que “continuará a adotar todas as medidas necessárias para apoiar as famílias, acompanhando as iniciativas em estudo pelo governo e reguladores, nomeadamente a possibilidade do adiamento das prestações do crédito habitação e do crédito ao consumo”.
“Fazendo jus aos valores da entreajuda e da sustentabilidade social, o Banco Montepio quer continuar a ser um garante de confiança, mesmo nos momentos mais difíceis. É assim há 175 anos. Neste, não será exceção”, conclui o banco.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com