Em outubro do ano passado, o Banco Montepio anunciou em comunicado que tinha chegado a acordo com o nigeriano Access Bank para vender a posição no Finibanco Angola que, segundo o Relatório e Contas de 2022, é de 80,22%. No mesmo documento, o banco liderado por Pedro Leitão diz que espera fechar a venda do Finibanco Angola até ao fim do ano.
“No âmbito da redefinição estratégica das participações internacionais, e visando o foco no mercado doméstico, o Banco Montepio concluiu em 30 de setembro de 2022 o processo de dissolução voluntária e liquidação do Banco Montepio Geral Cabo Verde e prossegue as diligências com vista à desconsolidação do Finibanco Angola, tendo a Montepio Holding SGPS acordado, em 4 de outubro de 2022, a venda da participação detida no capital social daquela subsidiária ao Access Bank Plc, estimando-se que o closing da operação de venda ocorra no decurso de 2023”, lê-se no Relatório e Contas.
Em outubro do ano passado, o Montepio dizia que “o valor de venda terá como referência a proporção atribuível ao Grupo Banco Montepio nos capitais próprios do Finibanco Angola, os quais totalizavam 70 milhões de euros, com referência a 30 de junho de 2022”, assim como decorrerá “dos ajustamentos que vierem a ser apurados no âmbito de uma auditoria com conclusão prevista no segundo trimestre de 2023”. Pelo que o closing deverá ocorrer no segundo semestre.
O total do ativo da atividade internacional do Grupo Banco Montepio atingiu 267,5 milhões de euros em 31 de dezembro de 2022, comparando com 265,5 milhões no final de 2021 (-2,0 milhões de euros). “Esta evolução reflete, por um lado, a liquidação do Banco Montepio Geral Cabo Verde, que produziu uma redução de -9,5 milhões de euros no agregado em apreço, e por outro, o aumento de 11,5 milhões de euros no total do ativo do Finibanco Angola, influenciado pelo acréscimo do agregado da rubrica Outros ativos tangíveis (+14,9 milhões de euros), que mais do que compensou a redução observada no crédito concedido a clientes (-6,2 milhões de euros ou seja caiu 12,6% num ano)”, refere o banco no relatório e contas publicado no site da CMVM. O Finibanco Angola teve resultados de 8,9 milhões de euros, mais 17,9% que em 2021,
Em 31 de dezembro de 2022, o resultado líquido da atividade internacional do Grupo Banco Montepio atingiu também 8,9 milhões de euros (8,8 milhões de euros em 31 de dezembro de 2021).
Banco Montepio admite vender licença bancária do BEM
No relatório e contas é ainda dito que “dando continuidade à simplificação da estrutura societária e melhoria do modelo operativo do Grupo, foi deliberado, em agosto de 2022, a integração do BEM – Banco de Empresas Montepio – no Banco Montepio (detido a 100% pela subsidiária Montepio Holding) através da transferência de todos os seus ativos, passivos e operações, podendo ser realizada uma fusão por incorporação”. Mas, “posteriormente, em dezembro de 2022, o Conselho de Administração do Banco Montepio aprovou o modelo de integração operacional e analisou outras alternativas, designadamente a possibilidade de venda da licença bancária do BEM, após carve-out de toda a atividade”.
Esta integração, diz o Banco Montepio, “permitirá igualmente alinhar o critério de encarteiramento de clientes na banca de retalho com as práticas de mercado, consolidando a sua estrutura com o ajustamento em curso no Banco Montepio e convergindo para o benchmark do setor”.
“Com referência a 31 de dezembro de 2022, o perímetro de consolidação do Grupo Banco Montepio inclui outras entidades consolidadas pelo método integral, designadamente: Valor Arrendamento – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado; Polaris – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado; PEF – Portugal Estates Fund; Carteira Imobiliária – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Aberto (FEIIA); Pelican Mortgages No 3; Pelican Mortgages No 4; Aqua Mortgages No 1 e Pelican Finance No 2”, segundo a informação do relatório.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com