[weglot_switcher]

Banco Montepio financia 4,6 milhões para criação de empresas no programa de microcrédito “Sou Mais”

O programa visa a facilitação de acesso a crédito através das Linhas Microinvest e Invest+, para projetos de pequeno montante, de 20 mil até 100 mil euros, respetivamente, e a prestação de apoio técnico para a criação e consolidação de projetos.
21 Julho 2021, 16h34

O Banco Montepio anunciou que é líder de mercado no Sou Mais – Programa Nacional de Microcrédito.  Os resultados do Relatório de Atividades de 2020 do Sou Mais – Programa Nacional de Microcrédito revelam que o Banco Montepio se destaca positivamente das restantes sete instituições bancárias ao registar 34,51% do total do financiamento concedido de 2011 a 2020.

O programa visa a facilitação de acesso a crédito através das Linhas Microinvest e Invest+, para projetos de pequeno montante, de 20 mil até 100 mil euros, respetivamente, e a prestação de apoio técnico para a criação e consolidação de projetos.

O Relatório de Atividade de 2020 do SOU MAIS, divulgado pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, revela que o Banco Montepio foi a Instituição Financeira que mais se destacou no Programa, com uma percentagem de 34,51% com 4,6 milhões de euros (4.624.743 euros) do total do financiamento de 13,4 milhões (13.400.723 euros) concedido nos últimos 10 anos.

O Banco Montepio, enquanto Instituição de referência nas áreas da Economia Social, do Microcrédito, do Empreendedorismo Social e da Inovação Social e, que, contribui diretamente na criação de projetos sustentáveis do ponto de vista financeiro, participa no Sou Mais – Programa Nacional de Microcrédito, desde 2011.

Acresce que, “em complementaridade ao serviço de proximidade oferecido pela rede de balcões, o Banco Montepio dispõe de um Departamento Nacional de Microcrédito, Empreendedorismo e Sustentabilidade (DMES), a partir do qual pretende continuar a desenvolver projetos e parcerias orientados para a promoção de financiamentos humanizados, personalizados e socialmente sustentáveis, na área do Microcrédito”, refere o banco em comunicado.

O Sou Mais é um programa de apoio a projetos de criação de empresas, elaborados não só por pessoas que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, mas também por microentidades e cooperativas (até 10 trabalhadores), que desenvolvam iniciativas viáveis com criação líquida de postos de trabalho.

A validação prévia é efetuada pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, em articulação direta com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Ao Banco Montepio, enquanto Instituição Financeira protocolada, cabe a responsabilidade da análise de viabilidade económico-financeira e a decisão de aprovação da linha de crédito dos projetos de criação de empresas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.