[weglot_switcher]

Banco Montepio entra na guerra comercial pelo crédito à habitação

O Banco Montepio entrou na guerra pela conquista de quota de mercado no crédito à habitação. Acaba de lançar uma campanha em que dá 1% do valor do crédito à habitação em cartões pré-pagos da Worten. Num crédito de 200 mil euros o cliente recebe no dia da escritura 2.000 euros para gastar na empresa do Grupo Sonae.
17 Setembro 2020, 11h15

Numa altura em que o banco precisa de aumentar a quota de mercado do crédito, o Banco Montepio lança uma campanha agressiva de captação de crédito à habitação que passa por oferecer 1% do valor do empréstimo para a compra da casa ou do valor transferências de crédito habitação em cartões Worten. Se o empréstimo tiver a dimensão de 200 mil euros, o banco liderado por Pedro Leitão oferece 2.000 euros ao cliente para gastar na Worten.

É entregue assim ao cliente, no dia da escritura, “um cartão pré-pago de uso exclusivo na Worten. O saldo creditado pode ser utilizado quando o cliente quiser, durante quatro anos (que é o prazo de validade do cartão) e para comprar qualquer artigo nas lojas físicas da Worten”, refere o Banco Montepio.

O banco tem tentado inverter a rota de diminuição do negócio, isto é, a contração que apresentou em termos de ativo líquido, crédito a clientes (bruto) e depósitos de clientes no ano passado. No fim de 2019, o crédito a clientes bruto caiu 6,3% face a 2018, para 12,2 mil milhões de euros, e no primeiro semestre de 2020 caiu 1,3% face ao semestre homólogo.

O banco dá outro exemplo. No caso de 2 titulares de um empréstimo de crédito habitação própria permanente, ambos com 40 anos, com montante em dívida de 150 mil euros e que pretendem fazer obras no valor de 50 mil euros. O valor da prestação pode ser de 405,56 euros para o crédito habitação transferido e o valor da prestação para a realização de obras de 135,19 euros. O valor da oferta seria de 2.000 euros.

“Mas num crédito habitação há muito mais do que o spread, há os encargos e comissões associadas que devem ser bem analisados (por exemplo, o seguro de vida associado pode ser um encargo relevante todos os meses). O Banco Montepio tem uma oferta bastante competitiva, que vai muito além do spread, e está preparado para encontrar as melhores condições de forma transparente e informada para que um crédito não prejudique a vida familiar”, diz o banco.

A oferta engloba todas as finalidades de crédito hipotecário. A saber: novas operações de crédito habitação; outras modalidades de crédito habitação com garantia hipotecária; crédito para financiar obras ou outros projetos; 2 transferências de crédito habitação para o Banco Montepio.

Segundo o banco, as quatro vantagens desta oferta é que “1% do valor do empréstimo é para o cliente; direto e sem complicações”, diz a instituição.

A outra vantagem é “o suporte do custo de amortização antecipada em transferências de créditos até ao valor de 0,5% e oferta cumulativa de 1% do valor de transferência” e um “spread mínimo baixa para 1,10%”. Para além da “emissão de carta de aprovação condicionada na hora, 100% online ou no balcão, no site do Banco Montepio, para clientes e não clientes, com uma pré-análise do crédito, sem custos”, lê-se no comunicado.

Para anunciar esta oferta o banco contratou o humorista Bruno Nogueira, que lança a campanha de publicidade ‘Ninguém estava à espera disto’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.