O Banco Montepio foi distinguido na cerimónia dedicada aos New Champions Awards 2024, do Fórum Económico Mundial, em Genebra, pela contribuição de excelência na categoria “Diversidade como um Ativo Estratégico”.
O banco liderado por Pedro Leitão diz que “este reconhecimento sublinha o compromisso contínuo da instituição em promover a igualdade de género, a diversidade e a inclusão no sector financeiro, através da originalidade, impacto e escalabilidade da iniciativa do Banco Montepio”.
Os prémios New Champions, promovidos pela New Champions Community do Fórum Económico Mundial, “celebram as contribuições excecionais de empresas inovadoras que estão a transformar a forma como as empresas operam em todo o mundo, concretamente nas áreas de Inovação Digital, Sustentabilidade para Lucros, Negócios Regenerativos e Diversidade como um Ativo Estratégico”, explica o banco.
“Composta por mais de 90 empresas oriundas de 45 países, esta comunidade é um símbolo de resiliência, adaptabilidade e inovação”, acrescenta o Montepio.
As empresas vencedoras são escolhidas com base na sua originalidade, impacto e escalabilidade.
A instituição financeira da Associação Mutualista Montepio Geral explica que desde o lançamento da iniciativa “Breaking the Glass Ceiling” em 2022, “o Banco Montepio tem trabalhado ativamente para mudar as preocupantes estatísticas que revelam que apenas 6% dos CEO são mulheres e 8,4% ocupam posições de presidência em conselhos de administração, a nível global”.
Atualmente, no Banco Montepio, as mulheres representam 58% do conselho de administração e 67% das posições de alta liderança da instituição (C-level), estabelecendo o Banco Montepio como um líder no sector financeiro português e uma referência no contexto europeu.
“Ouvimos e acreditamos que a liderança eficaz deve refletir a diversidade das comunidades que servimos. A nossa iniciativa ‘Breaking the Glass Ceiling’ está dedicada a criar um ambiente em que mulheres, bem como todos os indivíduos possam prosperar e assumir papéis de liderança”, afirma Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio.
Alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em particular o ODS 5, e com os WEPs – Women’s Empowerment Principles, “o Banco Montepio realizou a primeira auditoria de igualdade de género por parte terceira no sector bancário português, e utiliza a Ferramenta de Análise de Gender Gap dos WEPs da ONU. Os resultados deste caminho estratégico têm identificado áreas de melhoria, revelaram o melhor desempenho financeiro da empresa e um aumento do investimento na comunidade”, revela o banco.
“Com este reconhecimento internacional, o Banco Montepio reafirma o seu compromisso com a inclusão, a diversidade e a sustentabilidade, liderando o caminho para um futuro mais igualitário e promissor”, conclui.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com