[weglot_switcher]

Banco Montepio recebe prémio nos New Champions Awards 2024 pela “Diversidade como Ativo Estratégico”

O Banco Montepio foi distinguido na cerimónia dedicada aos New Champions Awards 2024, do Fórum Económico Mundial, em Genebra, pela contribuição de excelência na categoria “Diversidade como um Ativo Estratégico”.
Julia Devos, Head of Business, Growth and Operations; Head of New Champions, World Economic Forum; Olivier M. Schwab, Managing Director, World Economic Forum; speaking in New Champions Awards session at the New Champions Retreat 2024 in Geneva, Switzerland, 29/11/2024 at World Economic Forum Headquarters – Oak – Villa Mundi. Award Ceremony. Copyright: World Economic Forum / Chris Heeney
10 Dezembro 2024, 13h04

O Banco Montepio foi distinguido na cerimónia dedicada aos New Champions Awards 2024, do Fórum Económico Mundial, em Genebra, pela contribuição de excelência na categoria “Diversidade como um Ativo Estratégico”.

O banco liderado por Pedro Leitão diz que “este reconhecimento sublinha o compromisso contínuo da instituição em promover a igualdade de género, a diversidade e a inclusão no sector financeiro, através da originalidade, impacto e escalabilidade da iniciativa do Banco Montepio”.

Os prémios New Champions, promovidos pela New Champions Community do Fórum Económico Mundial, “celebram as contribuições excecionais de empresas inovadoras que estão a transformar a forma como as empresas operam em todo o mundo, concretamente nas áreas de Inovação Digital, Sustentabilidade para Lucros, Negócios Regenerativos e Diversidade como um Ativo Estratégico”, explica o banco.

“Composta por mais de 90 empresas oriundas de 45 países, esta comunidade é um símbolo de resiliência, adaptabilidade e inovação”, acrescenta o Montepio.

As empresas vencedoras são escolhidas com base na sua originalidade, impacto e escalabilidade.

A instituição financeira da Associação Mutualista Montepio Geral explica que desde o lançamento da iniciativa “Breaking the Glass Ceiling” em 2022, “o Banco Montepio tem trabalhado ativamente para mudar as preocupantes estatísticas que revelam que apenas 6% dos CEO são mulheres e 8,4% ocupam posições de presidência em conselhos de administração, a nível global”.

Atualmente, no Banco Montepio, as mulheres representam 58% do conselho de administração e 67% das posições de alta liderança da instituição (C-level), estabelecendo o Banco Montepio como um líder no sector financeiro português e uma referência no contexto europeu.

“Ouvimos e acreditamos que a liderança eficaz deve refletir a diversidade das comunidades que servimos. A nossa iniciativa ‘Breaking the Glass Ceiling’ está dedicada a criar um ambiente em que mulheres, bem como todos os indivíduos possam prosperar e assumir papéis de liderança”, afirma Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio.

Alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em particular o ODS 5, e com os WEPs – Women’s Empowerment Principles, “o Banco Montepio realizou a primeira auditoria de igualdade de género por parte terceira no sector bancário português, e utiliza a Ferramenta de Análise de Gender Gap dos WEPs da ONU. Os resultados deste caminho estratégico têm identificado áreas de melhoria, revelaram o melhor desempenho financeiro da empresa e um aumento do investimento na comunidade”, revela o banco.

“Com este reconhecimento internacional, o Banco Montepio reafirma o seu compromisso com a inclusão, a diversidade e a sustentabilidade, liderando o caminho para um futuro mais igualitário e promissor”, conclui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.