O Banco Nacional Saudita perdeu 80% do seu investimento no Credit Suisse após o resgate realizado pelo UBS, apoiado pelo Banco Nacional Suíço. O maior acionista do Credit Suisse disse à “CNBC” que investiu 1,4 mil milhões de francos suíços em novembro de 2022, a 3,82 francos suíços por ação.
O banco com sede em Riade soma uma participação de 10% no Credit Suisse, adquirida no ano passado. O banco está avaliado em 237,15 mil milhões de euros.
O UBS adquiriu o Credit Suisse por 3,2 mil milhões de dólares (três mil milhões de euros), salvando o banco suíço da extinção. Este valor significa que o UBS está a pagar 0,76 francos suíços por ação aos acionistas do Credit Suisse, um valor muito abaixo da compra dos sauditas e explica a perda significativa de investimento.
No início da semana, o maior acionista do Credit Suisse admitiu que não estava a planear investir mais dinheiro no banco suíço e o mercado não viu as declarações com bons olhos. No mesmo dia, as ações do suíço derraparam por duas vezes e tiveram de ser suspensas, levando a uma crise no sector bancário suíço e europeu.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com