[weglot_switcher]

Banco Santander contrata ex-HSBC, António Simões, para responsável regional para a Europa

O gestor vem do HSBC, onde liderou várias unidades de negócios nos últimos 13 anos em Londres e Hong Kong.
12 Maio 2020, 17h35

O Banco Santander anunciou hoje a nomeação de António Simões como responsável regional para a Europa. O gestor português ocupará o lugar deixado por Gerry Byrne, que decidiu reformar-se no início de 2021, após uma longa carreira de quase 50 anos no setor bancário.

O banqueiro vem do HSBC, onde era responsável pelo private banking, e inicia as novas funções a 1 de setembro, sujeito a aprovação regulatória. Será responsável pela gestão e supervisão dos negócios do banco na Europa

António Simões deixou o HSBC depois de 13 anos no banco em fevereiro, “ingressará no banco a 1 de setembro e reportará ao administrador delegado do Grupo, José Antonio Álvarez”.

António Simões fará parte do comité de gestão do Grupo e terá responsabilidade administrativa e de supervisão dos negócios na Europa. Também vai liderar a área comercial e de retalho e a ele reportarão os ‘country-heads’ de Espanha, Reino Unido, Portugal e Polónia, que continuarão a atuar como os principais representantes do Grupo nos respetivos mercados. Será ainda co-responsável na Europa pela área de Corporate & Investment Banking, Wealth Management & Insurance, juntamente com os responsáveis globais.

O gestor vem do HSBC, onde liderou várias unidades de negócios nos últimos 13 anos em Londres e Hong Kong. Até agora, era responsável pela unidade Global de Private Banking e, anteriormente, desempenhou funções de administrador delegado do Reino Unido e da Europa continental. Antes de ingressar no HSBC, foi sócio da McKinsey & Company em Londres e trabalhou na Goldman Sachs.

Ana Botín, presidente do grupo Santander diz no comunicado dá “as boas-vindas ao António” e que “está confiante de que, sob a liderança dele, continuaremos a desenvolver os progressos já realizados na região – simplificando o nosso modelo de negócio e alavancando a nossa transformação digital para melhorar ainda mais os produtos e serviços que oferecemos aos nossos clientes.”

António Simões, por sua vez, diz-se “muito satisfeito por me juntar ao Santander. Este é um momento crítico para a indústria de serviços financeiros, quando existem muitos fatores sociais e comerciais que apresentam desafios consideráveis, mas também oportunidades significativas para nós, principalmente a agenda de tecnologia e inovação. Estou ansioso por continuar a construir uma plataforma europeia num cenário em evolução, liderando a transformação do negócio e trabalhando com uma das melhores equipas de banca internacional”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.