Bankinter e BBVA lideram na rentabilidade em Espanha

Os dois bancos espanhóis apresentaram o maior ‘Return On Equity’: 13% e 11,7%, respetivamente.

O Bankinter e Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) lideram no setor bancário em Espanha em termos de rentabilidade, de acordo com os dados compilados pelo jornal económico espanhol “Expansión”.

Em percentagem, segundo dados de junho de 2018, o seu Return On Equity (ROE) é de 13% e 11,7%, respetivamente, o que corresponde a um subida de 0,83 pontos percentuais e de 2 pontos percentuais, pela mesma ordem.

Em terceiro lugar está o CaixaBank, acionista maioritário do banco português BPI, com um ROE de 8,6% (+3,2 pontos percentuais). Segue-se o Bankia (8,3%), o Santander (8,24%), o Liberbank (6%), o Unicaja (5,5%) e o Sabadell (1,45%)

Assim sendo, a maioria dos oito bancos cotados em Espanha ainda não é lucrativa o suficiente para cobrir os custos de capital, que o consenso dos analistas contactados pelo diário coloca entre os 9% e os 10%. A publicação lembra ainda que cinco anos de recuperação económica não foram suficientes para as instituições financeiras retomarem os retornos de 20% antes registados.

Recomendadas

Parlamento anula transferência de 476,6 milhões do Fundo de Resolução para Novo Banco

O Orçamento de Estado acaba de aprovar a bandeira do Bloco de Esquerda de impedir a injeção do Fundo de Resolução dos 476,6 milhões de euros para o Novo Banco. Esta medida deixa o banco numa situação delicada para cumprir os compromissos de limpeza do balanço assumidos com Bruxelas.

Lesados do Banif acusam BdP de morosidade e falta de diálogo no processo de recuperação de perdas

A Associação dos Lesados do Banif teve a promessa do Governo que pediria ao Banco de Portugal uma avaliação das possibilidades de recuperação de perdas. Os lesados querem ter acesso ao relatório da Baker Tilly, mas a instituição liderada hoje por Mário Centeno respondeu em agosto, com a necessidade de análise e a imperativa consulta junto do Santander Totta que comprou os ativos do Banif e a Oitante que ficou com os ativos que o banco não quis. Só que até agora não há resposta.

BPI lança contratação 100% digital de seguros

O mundo está mais digital e o BPI acaba de lançar a contratação 100% digital (à distância) de seguros – Allianz Auto, Allianz Casa e BPI Vida Familiar – através do BPI Net e da BPI App.
Comentários