Bankinter e BBVA lideram na rentabilidade em Espanha

Os dois bancos espanhóis apresentaram o maior ‘Return On Equity’: 13% e 11,7%, respetivamente.

O Bankinter e Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) lideram no setor bancário em Espanha em termos de rentabilidade, de acordo com os dados compilados pelo jornal económico espanhol “Expansión”.

Em percentagem, segundo dados de junho de 2018, o seu Return On Equity (ROE) é de 13% e 11,7%, respetivamente, o que corresponde a um subida de 0,83 pontos percentuais e de 2 pontos percentuais, pela mesma ordem.

Em terceiro lugar está o CaixaBank, acionista maioritário do banco português BPI, com um ROE de 8,6% (+3,2 pontos percentuais). Segue-se o Bankia (8,3%), o Santander (8,24%), o Liberbank (6%), o Unicaja (5,5%) e o Sabadell (1,45%)

Assim sendo, a maioria dos oito bancos cotados em Espanha ainda não é lucrativa o suficiente para cobrir os custos de capital, que o consenso dos analistas contactados pelo diário coloca entre os 9% e os 10%. A publicação lembra ainda que cinco anos de recuperação económica não foram suficientes para as instituições financeiras retomarem os retornos de 20% antes registados.

Recomendadas

Lucros de seis bancos em Angola afundam 28% no primeiro semestre

A crise que se instalou neste país africano obrigou as instituições bancárias a procurem alternativas de negócios que os permitisse maximizar os seus resultados

Valor gerido por fundos de investimento imobiliário cai 26 milhões de euros em julho

A Interfundos (13,1%), a Norfin (10,4%) e a Square AM (10,3%) detinham as quotas de mercado mais elevadas em julho.

Bundesbank alerta que economia alemã pode estar a entrar em recessão

O Bundesbank, banco central alemão, alertou esta segunda-feira que a economia alemã, a maior da Europa, pode estar a recuar durante os meses de verão, depois da contração já registada no segundo trimestre, aumentando a possibilidade de entrar em recessão.
Comentários