Bankinter e BBVA lideram na rentabilidade em Espanha

Os dois bancos espanhóis apresentaram o maior ‘Return On Equity’: 13% e 11,7%, respetivamente.

O Bankinter e Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) lideram no setor bancário em Espanha em termos de rentabilidade, de acordo com os dados compilados pelo jornal económico espanhol “Expansión”.

Em percentagem, segundo dados de junho de 2018, o seu Return On Equity (ROE) é de 13% e 11,7%, respetivamente, o que corresponde a um subida de 0,83 pontos percentuais e de 2 pontos percentuais, pela mesma ordem.

Em terceiro lugar está o CaixaBank, acionista maioritário do banco português BPI, com um ROE de 8,6% (+3,2 pontos percentuais). Segue-se o Bankia (8,3%), o Santander (8,24%), o Liberbank (6%), o Unicaja (5,5%) e o Sabadell (1,45%)

Assim sendo, a maioria dos oito bancos cotados em Espanha ainda não é lucrativa o suficiente para cobrir os custos de capital, que o consenso dos analistas contactados pelo diário coloca entre os 9% e os 10%. A publicação lembra ainda que cinco anos de recuperação económica não foram suficientes para as instituições financeiras retomarem os retornos de 20% antes registados.

Recomendadas

Chairman e CEO do Abanca em Lisboa para se reunirem com EuroBic

A delegação do Abanca Corporación Bancaria foi liderada pelo chairman, Juan Carlos Escotet, e pelo CEO, Francisco Botas, e foi vista a entrar na sede do banco que Isabel dos Santos tem à venda nesta segunda-feira.

Estudo Basef Seguros escolhe Fidelidade

O Basef Seguros – Barómetro de Serviços Financeiros é um estudo de referência realizado há mais de 20 anos pela Marktest, que dá a conhecer o comportamento da população portuguesa em relação ao setor segurador.

Quatro sindicatos do setor financeiro juntam-se para criar o “Mais Sindicato”

De acordo com os estatutos, serão agendadas, num prazo de seis meses, eleições para os órgãos diretivos da futura estrutura sindical – Mais Sindicato.
Comentários