[weglot_switcher]

Bankinter e BBVA lideram na rentabilidade em Espanha

Os dois bancos espanhóis apresentaram o maior ‘Return On Equity’: 13% e 11,7%, respetivamente.
30 Agosto 2018, 19h50

O Bankinter e Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) lideram no setor bancário em Espanha em termos de rentabilidade, de acordo com os dados compilados pelo jornal económico espanhol “Expansión”.

Em percentagem, segundo dados de junho de 2018, o seu Return On Equity (ROE) é de 13% e 11,7%, respetivamente, o que corresponde a um subida de 0,83 pontos percentuais e de 2 pontos percentuais, pela mesma ordem.

Em terceiro lugar está o CaixaBank, acionista maioritário do banco português BPI, com um ROE de 8,6% (+3,2 pontos percentuais). Segue-se o Bankia (8,3%), o Santander (8,24%), o Liberbank (6%), o Unicaja (5,5%) e o Sabadell (1,45%)

Assim sendo, a maioria dos oito bancos cotados em Espanha ainda não é lucrativa o suficiente para cobrir os custos de capital, que o consenso dos analistas contactados pelo diário coloca entre os 9% e os 10%. A publicação lembra ainda que cinco anos de recuperação económica não foram suficientes para as instituições financeiras retomarem os retornos de 20% antes registados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.