A Bankinter Investment SGEIC – gestora de investimentos alternativos do Bankinter Investment, filial da Banca de Investimento do Bankinter – e a Sonae Sierra, empresa do setor imobiliário, anunciam a aquisição da Torre Oriente, localizada junto ao Centro Colombo, em Lisboa.
O valor do negócio não foi revelado.
A operação consiste na constituição de uma Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI), denominada Oriente Business Tower, que deterá o edifício de escritórios e terá como acionistas o Bankinter Investment Inversión Alternativa I, FCR (um dos Fundos de Capital de Risco de gestão delegada da Bankinter Investment SGEIC), a Sonae Sierra e um grupo de investidores, clientes de Private Banking e institucionais de Portugal e de Espanha, respetivamente.
A conclusão da transação está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência de Portugal.
“Esta operação dará acesso a um investimento de longo prazo, a uma operação com volume relevante e a um ativo seguro e resiliente”, explica o Bankinter Investment que já lançou até hoje 30 veículos de investimento alternativo e tem mais de 5.200 milhões de euros de capital comprometido por investidores.
“A Oriente Business Tower SIGI será, uma vez concluída a operação, o 30.º veículo de investimento lançado pelo Bankinter Investment nos últimos 9 anos, juntando-se à trajetória de sucesso dos seus antecessores, e o 7.º veículo de investimento criado em parceria entre o Bankinter Investment e a Sonae Sierra, replicando os modelos de sucesso da ORES Portugal, Atrium SIGI e outros”, refere a instituição.
Com esta operação, o Bankinter diz que “mantém a sua estratégia de criação de alternativas de investimento, como uma proposta de valor para os seus clientes de Private Banking e institucionais, investindo em setores económicos e em atividades da economia real selecionados pelo seu potencial de crescimento, procurando sempre o melhor gestor profissional para cada tipo de investimento, que também investe com o Bankinter Investment no veículo, o que mostra um claro alinhamento de interesses”, acrescenta o banco.
“Esta aquisição reflete também a capacidade da Sonae Sierra de identificar e proactivamente originar oportunidades de investimento exclusivas, bem como de aplicar o seu know-how de gestão ativa de ativos imobiliários, com vista à criação e maximização de valor económico e sustentável para os investidores”, explica por sua vez a Sonae Sierra.
Com 27.600 m² de área bruta total, distribuída por 14 pisos, a Torre Oriente faz parte do complexo de escritórios “Torres Colombo”. O edifício distingue-se também pela elevada eficiência energética e certificação LEED (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental).
A Torre Oriente apresenta uma taxa de ocupação próxima de 100% e conta com um portefólio diversificado de arrendatários, que têm demonstrado compromisso de longo prazo com o edifício, quer pela antiguidade da sua presença, quer através de contratos de longa duração.
Alberto Ramos, Country Manager do Bankinter Portugal, afirma que “esta nova operação reforça a estratégia de investimento alternativo do Bankinter Investment, permitindo aos seus clientes o acesso a ativos imobiliários sólidos, de rendimento estável e potencial de valorização a longo prazo, em colaboração com um gestor de referência no mercado”.
Já Vitor Freitas Duarte, da Sonae Sierra, considera que “para a Sonae Sierra, a transação representa um passo adicional na expansão do seu negócio de Investment Management, consolidando o seu papel de gerador de oportunidades de investimento atrativas, simultaneamente reafirmando o compromisso com a gestão de ativos imobiliários sustentáveis e de elevada qualidade”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com