[weglot_switcher]

Banqueiro Tomás Correia em tribunal para obter aumento de pensão

O antigo líder da Associação Mutualista Montepio Geral e da Caixa Económica Montepio Geral exige em tribunal que a sua pensão de 14.300 euros mensais suba para os 23 mil euros, avança o Correio da Manhã.
  • Cristina Bernardo
16 Fevereiro 2020, 10h21

Tomás Correia avançou para tribunal contra a Caixa Geral de Aposentações (CGA), avança hoje o Correio da Manhã. O banqueiro recebe uma pensão de 14.300 euros por mês, mas quer que a mesma seja recalculada para os 23 mil euros.

O ex-líder do Montepio considera que deveria receber mais por ter integrado o conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos, tendo exercido funções no banco público entre 1996 e 2003.

Quando se aposentou foi-lhe fixada uma pensão no valor de 14.300 euros, mas em 2011 devido aos cortes de pensões impostos pela troika, a reforma caiu para os 11 mil euros mensais. Tomás Correia contestou a redução e voltou a receber os 14.300 euros mensais.

O banqueiro agora argumenta que em 2016, o cargo que tinha ocupado sofreu uma alteração tanto de designação como de salário, pois vogal passou a vogal-executivo com o salário a subir quase seis mil euros para 23.285.

Outro dos argumentos é que os juros que recebeu depois de o valor original da pensão ter sido reposto, depois do corte durante a troika, foram mal calculados pela CGA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.