[weglot_switcher]

Barcelona. Vendas de automóveis caem mais de 30% em duas semanas 

Desde 1 de outubro, altura do referendo independentista, as vendas de automóveis em Barcelona caíram entre 30 e 40%. Os comerciantes temem que a incerteza se arraste e prejudique as vendas na época natalícia. 
18 Outubro 2017, 10h40

De acordo com os dados do Grémio del Motor de Barcelona, as vendas de automóveis na capital catalã desceram entre 30% e 40% nas duas últimas semanas, na sequência do referendo independentista do dia 1 de outubro.

“É uma descida impressionante, repentina, e que muito preocupa o setor”, afirma ao El País MiquelDonnay, presidente do grémio catalão e do Conselho de Grémios e Serviços de Barcelona. Donnayrevelou ainda que a situação política afetou o comércio, o turismo e a restauração, embora sem revelar números. “Não sabemos quanto tempo durará o clima de insegurança, temos a época natalícia a chegar e as pessoas querem abrir os seus negócios e vender”, afirmou.

As afirmações de Miquel Donnay foram proferidas à saída de uma reunião na Câmara Municipal de Barcelona, para a qual a presidente da Câmara, Alda Colau, convocou agentes sociais e económicos para discutir as diferentes impressões sobre o impacto económico da crise política entre os governos espanhol e catalão. De acordo com o periódico espanhol, sindicatos, patrões e várias instituições da cidade, como a Fira, o Porto ou o Círculo de Economia, expressaram a sua preocupação com o impacto da crise e sobretudo com a incerteza que se abate sobre a economia da cidade a longo prazo. Ao mesmo tempo referiram que só há uma forma de sair da crise: diálogo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.