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Barómetro coloca André Ventura como o mais mediático nas redes sociais

O líder do Chega lidera com 22%. Na lista segue-se o líder do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, com 21%, seguido por Rui Tavares do Livre com 16%, o líder do PCP, Paulo Raimundo, com 13% e  Pedro Nuno Santos (PS) surge em 5º lugar também com 13%.
Chega André Ventura
11 Abril 2025, 17h36

Um barómetro da CISION/Brandwatch, divulgado esta sexta-feira, refere que o líder do Chega, André Ventura, é o mais mediático nas redes sociais, com 22% das menções. Na lista segue-se o líder do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, com 21%, seguido por Rui Tavares do Livre com 16%, o líder do PCP, Paulo Raimundo, com 13% e  Pedro Nuno Santos (PS) surge em 5º lugar também com 13%.

“Os temas mais mencionados nas redes sociais, a Imigração e a Habitação são assuntos mais em foco pelos utilizadores reunindo cada um 34% das menções, sendo fator preponderante a forte ligação do tema da Imigração ao líder do Chega, André Ventura e o tema da Habitação mais ligado ao líder da AD, Luís Montenegro”, refere o barómetro.

Este barómetro analisa também as menções quer aos candidatos, quer aos temas que foram abordados nos debates já realizados, no período compreendido entre as 19h00 até às 00h00 do dia de cada debate.

Esta análise começa com o debate entre Paulo Raimundo e Luís Montenegro.

“O barómetro revela que os internautas destacam a forma como Paulo Raimundo se apresentou neste debate, revelando uma assertividade ainda não vista no líder do PCP em temas como a questão do SNS e do IRC. Questões fundamentais como o sistema de saúde, a desigualdade económica e o papel do governo no apoio aos cidadãos têm sido objeto de grande controvérsia. As críticas de Paulo Raimundo às políticas de Montenegro têm tido eco junto de alguns usuários, enquanto outros continuam céticos em relação às propostas do PCP”, referiu o barómetro, relativamente a um dos debate que já aconteceram no âmbito das legislativas.

Se tivermos em consideração as menções o barómetro salienta que o debate coloca Montenegro “como o mais mediático nas redes sociais com 56% das menções e o tópico Habitação o assunto mais mencionado com 41%”.

O barómetro aborda ainda o debate entre André Ventura e a líder do PAN, Inês Sousa Real. “O debate gerou reações mistas nas redes sociais, com muitos dos utilizadores a expressarem a insatisfação com a qualidade do discurso de ambos os candidatos, criticando os temas sensacionalistas abordados”, diz o barómetro.

“No que concerne ao impacto nas redes sociais, André Ventura vence de forma destacada com 87% das menções sendo o tema da Imigração o assunto mais debatido nas redes sociais com 39% das menções”, sublinhou este mesmo barómetro.

Em análise esteve ainda o debate entre Pedro Nuno Santos e a líder do Bloco de Esquerda (Mariana Mortágua).

“As redes sociais destacaram o apelo do líder do PS ao voto centralizado no seu partido e as críticas da líder do Bloco de Esquerda à confiança que Pedro Nuno Santos parece ter no apoio por parte de Luís Montenegro. Neste debate à esquerda Pedro Nuno Santos vence no número de menções alcançado os 67%, sendo o tema da Imigração o assunto mais mencionado, com quase metade das menções, 49%”, diz o barómetro.

No debate entre André Ventura e Rui Tavares “os internautas destacaram a abordagem sentimental do líder do Chega quando Ventura expressou o seu pesar pessoal pelas perdas familiares, o que alguns utilizadores consideraram manobra para angariar simpatia, apelidando ainda de serem manifestações manipuladoras”.

Ao nível das menções André Ventura obteve 56% e o tema mais mencionado foi o da Imigração “com 43% das referências por parte dos utilizadores”.

No debate entre Paulo Raimundo e Rui Tavares “os internautas destacaram a ambiguidade do partido de Paulo Raimundo em relação a Putin e à sua postura sobre a guerra na Ucrânia e também a proposta do Livre de conceder cinco mil euros a bebés nascidos em Portugal”.

Nas menções Rui Tavares obteve 51% e o “tema em foco nas menções nas redes sociais voltou a ser a Imigração com 36%”, salienta o barómetro.

Já no debate entre Pedro Nuno Santos e o líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, “as principais menções nas redes sociais são desfavoráveis ao líder da Iniciativa Liberal que foi criticado pela falta de clareza nos seus argumentos, ao passo que o líder do PS foi mencionado favoravelmente pela sua capacidade de contrariar eficazmente os argumentos de Rui Rocha. Neste debate o mais mencionado acabou por ser o líder do IL com 56% das menções, enquanto o tema mais abordado foi a habitação com 61% das menções nas redes sociais”.

Já no debate entre Mariana Mortágua e Inês Sousa Real “as principais menções abordam o Imposto que o BE propôs denominado de Imposto Musk, um imposto para empresas com receitas superiores a 750 milhões de euros. Também, muito abordado nas redes sociais, foi a questão de o debate não ter tido conflitos significativos, com ambas as líderes a concordarem em muitos pontos. No ranking das menções a líder do BE, Mariana Mortágua, vence com 56%, sendo o tema da habitação o tema mais abordado foi a habitação com 60% das menções”, refere o barómetro.

O debate que teve mais menções colocou frente-a-frente André Ventura e Rui Tavares com 27% das menções.

Os dados relativos a este estudo foram aferidos através da plataforma Brandwatch, uma empresa do grupo Cision.

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