[weglot_switcher]

“BB-8” de Star Wars foi encontrado décadas depois e vendido por três milhões de euros

O modelo estava desaparecido e apareceu em casa de um falecido especialista em efeitos especiais. Foi vendido num leilão e passa a ser a peça mais cara de sempre dos filmes Star Wars.
Imagem: starwars.com
16 Outubro 2023, 12h46

A versão original do BB-8, robot que participou no primeiro filme de Stars Wars (1977) foi encontrado depois de estar desaparecido durante décadas e vendido por 3,13 milhões de dólares (2,97 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) no último domingo, num leilão da Heritage Auctions.

Trata-se de um dos quatro modelos usados no filme e foi encontrado em casa de Greg Jein, artista de efeitos especiais que faleceu em maio do ano passado. Esteve por duas vezes nomeado para o respetivo Óscar, em 1980 e 1982, além de ter recebido vários prémios de renome no decurso da carreira.

A peça foi encontrada na garagem de Jein em novembro, quando alguns dos seus amigos estavam a fazer limpezas no local, segundo reportou o The New York Times.

O valor atingido supera a quantia mais alta que havia sido paga por um modelo semelhante, nos 2,375 milhões de dólares, em junho de 2022.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.