O grupo BBVA adquiriu a plataforma front-end para Trade Finance da Surecomp, explicou ao Jornal Económico João Amaral Teles, Diretor para a Europa e África na Surecomp. A solução é a Rivo, a plataforma multibancária da Surecomp, que visa ajudar as empresas a otimizar o processamento das suas transações de financiamento do comércio, obter conectividade em tempo real com o ecossistema e melhorar a prestação de serviços.
João Teles acrescenta que o objetivo da Rivo é otimizar e digitalizar o ciclo completo de Trade Finance em várias geografias. Este projeto, que abrange 12 países em três continentes, demonstra como a tecnologia pode gerar valor tangível e reforçar a competitividade global de um banco.
A Rivo é uma plataforma online abrangente que simplifica a gestão do financiamento comercial (trade finance) para clientes empresariais. “Oferece um ponto centralizado para solicitar, acompanhar e obter instrumentos de financiamento comercial e da cadeia de abastecimento de forma eficiente, garantindo a coordenação e o controlo contínuos sobre as atividades de financiamento comercial”, lê-se no site.
A plataforma é ideal para empresas envolvidas no comércio internacional, gestão da cadeia de abastecimento e para aquelas que necessitam de uma coordenação eficiente e de uma visão abrangente dos instrumentos de financiamento comercial.
A Surecomp, empresa de Desenvolvimento de software, com sede em Toronto, no Canadá, confirmou em comunicado, esta segunda-feira, que o grupo BBVA “passou a incorporar um novo canal digital para fortalecer a sua proposta de comércio internacional, proporcionando maior eficiência, rastreabilidade e segurança operacional aos seus clientes empresariais”.
Ao aderir à Rivo, o BBVA acrescenta esta plataforma multibancária ao seu conjunto de soluções de financiamento do comércio internacional.
Com esta ferramenta, as empresas podem enviar pedidos para a emissão de cartas de crédito e garantias totalmente online, centralizando as suas interações com vários bancos através de um único portal. Isto proporciona maior agilidade, rastreabilidade e segurança nas suas operações internacionais.
Esta adesão do grupo espanhol ao software de Trade Finance é vista como parte da sua estratégia de transformação digital.
“Esta iniciativa insere-se na estratégia do BBVA de se posicionar como um dos principais players na digitalização dos negócios de comércio internacional, através de um conjunto de iniciativas que promovem a interoperabilidade e a conectividade. Entre estas iniciativas, destaca-se o desenvolvimento de uma infraestrutura mais aberta e eficiente para ligar os clientes via APIs, como o projeto piloto de gestão de garantias através do Gateway da Swift, anunciado na Sibos deste ano e no qual a Surecomp também participa”, lê-se no comunicado.
“No BBVA, entendemos que a digitalização não se resume à adoção de novas tecnologias, mas sim à transformação da forma como interagimos com os nossos clientes”, afirma Francisco Fernández de Trocóniz, Diretor de Comércio Global e Banco Internacional do BBVA. “Esta iniciativa fortalece a nossa proposta de valor, que assenta na ligação entre o conhecimento e a tecnologia para apoiar o crescimento internacional das empresas com a máxima flexibilidade e segurança.”
“A adoção do Rivo pelo BBVA reforça o nosso compromisso em fomentar um ecossistema de comércio mais conectado e eficiente”, afirmou Tal Weiser, Diretor de Receitas da Surecomp. “Temos o prazer de colaborar com uma instituição financeira visionária como o BBVA e de apoiar a digitalização das suas operações de financiamento do comércio num ambiente cada vez mais dinâmico”, acrescenta.
“Sentimo-nos satisfeitos por colaborar com uma instituição financeira inovadora como o BBVA e por apoiar a digitalização das suas operações de financiamento ao comércio num ambiente cada vez mais dinâmico”, Através desta parceria, o BBVA CIB – Corporate and Investment Bank reforça a transformação digital do seu negócio de financiamento comercial e o seu papel de parceiro estratégico para empresas em expansão global.
O BBVA vai acompanhar um universo de bancos que usam esta plataforma de trade finance, como o Société Générale, o BNP Paribas, o Deutsche Bank, o Unicredit, o Bank of Cyprus, o MUFG e o Itaú. Também os Nordea, Axa, KFW, entre outros, estão entre os aderentes.
Entre as empresas aderentes da plataforma Rivo estão a Volkswagen, a ExxonMobile, a Rheinmetall, a EDF, a Kone, entre outras.
A Surecomp é uma empresa líder global em soluções de Trade Finance e Supply Chain Finance (Front to Back).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com