“Vai ser fácil” para o Banco Central Europeu (BCE) cortar nas taxas de juro na reunião de setembro, defendeu hoje Mário Centeno.
“Setembro, vai ser fácil”, disse o governador do Banco de Portugal (BdP) em entrevista à “Bloomberg” na reunião de Jackson Hole. “A decisão mais provável em termos de política monetária é continuar a cortar taxas”.
“Já outubro vai ser um encontro engraçado. Está sempre dependente de dados. Mas não é de pontos, mas de trajetórias. Não olhamos para pontos de dados, mas para tendências”, afirmou.
Centeno é considerado um dos ‘pombos’ do BCE, estando entre os que defendem uma política monetária menos restritivo a par do governador italiano Fabio Panetta, embora o transalpino tenha mais influência no seio do BCE.
“Precisamos de reduzir a inflação com o menor sacrifício possível. Já houve muito sacrifício na Europa para reduzir a inflação. Mesmo nesta história de ‘aterragem suave’ não crescemos”, atirou.
Também esta sexta-feira, o presidente da Reserva Federal norte-americana anunciou que “chegou o momento” de a Fed começar a cortar nas taxas de juro, apontando que a inflação está “mais próxima” do objetivo de 2%, que as “distorções económicas estão a desvanecer” e que o “mercado de trabalho não está sobrelotado”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com