O BCE deverá manter as taxas de juro em 2,0% na reunião que irá decorrer esta terça-feira e olhar para além dos picos, considerados transitórios, nos preços da energia. A perspectiva é de Martin Wolburg, Economista Sénior da Generali Investments.
“Esperamos que o BCE mantenha as taxas em 2,0% na reunião de 19 de março e comunique que olhará para além dos picos transitórios nos preços da energia. Ao mesmo tempo, a presidente Lagarde provavelmente enfatizará a extrema incerteza e enviará uma mensagem de espera vigilante”, destacou este analista de mercados.
O economista sénior da Generali Investiments recordou que “os membros do Conselho de Governo do BCE salientaram que o efeito da guerra com o Irão sobre o risco inflacionista depende da duração do conflito” e que “prevalece uma estrita dependência dos dados, reagindo apenas se as expectativas de inflação se desviarem”.
Além disso, sublinha Martin Wolburg, “ao contrário de 2022, a zona euro entra neste choque com uma política mais restritiva, apesar de os relatos recentes destacarem uma maior vigilância perante a incerteza geopolítica”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com