[weglot_switcher]

BCE estuda revisão do programa de compra de ativos de emergência

Dois membros do Conselho de Governadores adiantaram ao Financial Times que o banco central irá debater na próxima reunião a duração do PEPP e se os critérios de flexibilidade deverão ser estendidos aos outros programas de compra de ativos.
21 Setembro 2020, 10h19

O Banco Central Europeu (BCE) pondera rever o programa de compra de ativos de emergência devido à pandemia (PEPP), estando a refletir sobre a duração do mesmo e se os critérios de flexibilidade deverão ser estendidos aos outros programas, noticia o Financial Times.

O jornal britânico cita dois membros do Conselho de Governadores que revelam que a revisão irá avaliar o impacto do programa que o BCE lançou de resposta a crise provocada pela pandemia no valor de 1,35 biliões de euros em junho.

“Ter essa flexibilidade extra tem sido muito útil”, disse um dos membros do Conselho. O BCE não comentou a possibilidade, que deverá ser discutida na próxima reunião do banco central, em outubro.

O outro membro do Conselho ouvido pelo FT adianta que a revisão se irá debruçar se o BCE deverá deixar de usar o PEPP e se concentrar em aumentar a escala dos outros programas de compra de ativos, enquanto os poderia dotar de uma flexibilidade extra.

“Pode ser mais fácil para alguns bancos centrais nacionais aceitar uma expansão do programa tradicional de compra de ativos em vez do PEPP”, frisou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.