O Banco Central Europeu comunicou ao Bankinter os requisitos mínimos de capital para o exercício de 2025, no âmbito do processo de avaliação e revisão para fins de supervisão (SREP – Supervisory Evaluation and Review Process).
De acordo com o requisito SREP a nível consolidado, o Grupo Bankinter deverá manter em 2025 um rácio mínimo de capital CET1, ou da mais elevada qualidade, de 7,81% e um rácio mínimo de Capital Total de 11,88%.
O requisito de capital CET1 é constituído por um nível mínimo de CET1 exigido pelo Pilar 1 de 4,50%, pelo requisito do Pilar 2 (P2R), pela reserva de conservação de capital de 2,50% e pelo impacto da reserva de capital contracíclico da Irlanda para as operações do banco neste país, estimado em 0,08%.
Estes rácios mínimos incluem um requisito de capital por P2R (em função dos ativos ponderados pelo risco) de 1,30%, dos mais baixos a nível europeu, sendo inferior ao do ano passado, que era de 1,39% (0,731% são abrangidos pelo CET1).
De acordo com esta comunicação do Banco Central Europeu, o perfil de risco do Bankinter mantém-se inalterado face aos anos anteriores e continua situado no grupo de entidades espanholas e europeias com o requisito de capital mais baixo, facto que é influenciado pela tradicional prudência na política de risco desenvolvida pelo Bankinter.
O Bankinter supera largamente estes requisitos. No final deste ano, de acordo com os últimos dados publicados pelo banco, os rácios de capital CET1 e de Capital Total eram de 12,56% e de 16,58%, respetivamente.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com