[weglot_switcher]

BCE quer vender crédito malparado através de um ‘site’ e evitar grandes descontos

O ‘site’ será configurado ao estilo das plataformas da Amazon ou do e-Bay e objetivo O objetivo passa por abrir o mercado a outros interessados que não os grandes fundos a nível mundial e também por evitar que estes ativos sejam vendidos com desconto.
24 Setembro 2020, 10h33

O Banco Central Europeu (BCE) está a desenvolver um ‘site’ para vender milhares de milhões de euros em crédito malparado acumulado devido à crise económica provocada pela Covid-19, noticia a “Reuters”.

De acordo com a publicação, o site será configurado ao estilo das plataformas de comércio eletrónico da Amazon ou do EBay. O objetivo passa por abrir o mercado a outros interessados que não os grandes fundos a nível mundial e também por evitar que estes ativos sejam vendidos com desconto.

Edward O’Brien, do BCE e envolvido na criação desta plataforma, disse à “Reuters” que “o mercado de crédito malparado tem sido dominado por poucos, mas grandes, compradores. Num cenário típico, uma destas firmas compra um extenso portfólio com grandes descontos”.

Um estudo desenvolvido pela Deloitte concluiu que, entre 2014 e 2019, mais de 450 mil milhões de euros em crédito malparado foram comprados pela Cerberus, Blackstone, Lone Star e Goldman Sachs.

site do BCE poderá ser lançado no início do próximo ano, vai ser discutido esta sexta-feira por autoridades da União Europeia, e cair sob a alçada do Mecanismo Único de Resolução.

O artigo refere que o montante irrecuperável de empréstimos em incumprimento já alcançou cerca de meio bilião de euros, incluindo falta de pagamentos de cartões de crédito, crédito automóvel e crédito à habitação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.