[weglot_switcher]

BCP conclui compra do polaco Euro Bank

O Bank Millennium, detido a 50,1% pelo Millennium bcp, anunciou ter concluído a aquisição de 99,787% do Euro Bank.
31 Maio 2019, 11h49

O Millennium bcp anunciou esta sexta-feira que completou a compra do Euro Bank na Polónia, através da subsidiária Bank Millennium.

“O Banco Comercial Português, S.A. informa que o Bank Millennium S.A., uma subsidiária por si detida a 50,1%, anunciou hoje ter concluído a aquisição de ações representativas de 99,787% do capital social do Euro Bank S.A,” informou o banco liderado por Miguel Maya, em comunicado divulgado no site da CMVM.

Miguel Maya, CEO do Millennium bcp, afirmou que “com a concretização da aquisição do Euro Bank damos um passo importante na concretização da ambição estratégica de acelerar o crescimento e nos diferenciarmos na Polónia, um mercado ao qual atribuímos grande importância e que tem um contributo muito positivo para o futuro e rendibilidade do grupo”.

“Estou confiante que com esta aquisição e com a excelente equipa de profissionais do Banco na Polónia, liderados pelo João Brás Jorge, iremos reforçar  a criação de valor para os clientes, acionistas, colaboradores e demais stakeholders”, acrescentou.

Em novembro de 2018 o BCP informou que o valor da transação ascendia a cerca de 427 milhões de euros (1.833 milhões de zlotys), com um múltiplo implícito P/BV de 1,20x (preço final de aquisição sujeito aos ajustes habituais ao net asset value na data da transação), a ser pago em cash e totalmente financiado por meios próprios do Bank Millennium.

Nessa altura, o BCP referiu que, cerca de dois anos depois de a operação estar concluída, os resultados do banco polaco subam 26% e o rácio CET1 se situe em 15,9%. Em relação ao Millennium bcp, a operação deverá causar um impacto de -40 pontos base no rácio CET1 e de -30 pontos base no rácio de capital total fully implemented na altura da compra e fazer crescer os resultados consolidados da entidade bancária já a partir de 2020, considerando custos de integração.

[Atualizada às 12h05]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.