[weglot_switcher]

BCP e ActivoBank lançam a primeira chave móvel digital do setor bancário

O Millennium bcp e o ActivoBank são os primeiros Bancos a disponibilizar a Chave Móvel Digital (CMD), “uma forma segura e simples de autenticação que permite o acesso a vários sites públicos e privados”,
  • Cristina Bernardo
18 Julho 2018, 17h21

O Millennium bcp e o ActivoBank são os primeiros Bancos a disponibilizar a Chave Móvel Digital (CMD).

O que é Chave Móvel Digital (CMD)? É um meio alternativo de autenticação e serve para aceder a serviços em portais e sítios na Internet de entidades públicas e privadas (por exemplo “Portal do Cidadão”) com recurso a um número de telemóvel e um PIN de 4 dígitos (criado no registo da CMD).

A adesão é feita através da associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil (NIC) para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.

A adesão pode ser formalizada, através das seguintes formas: Online, em autenticacao.gov.pt, para cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e respectivo código PIN de autenticação;
através do Portal das Finanças, solicitando o envio de carta, com palavra-chave temporária gerada automaticamente e de forma aleatória para a morada do titular do Cartão de Cidadão. Depois de receber a carta, poderá autenticar-se com a Chave Móvel Digital; e presencialmente, no momento da entrega do Cartão de Cidadão nos serviços do IRN; ou sem necessidade de qualquer PIN, num balcão de atendimento (Espaço do Cidadão ou Espaço Empresa).

Após concluída a adesão, os Clientes podem escolher a autenticação através da Chave Móvel Digital no site do Millennium bcp ou do ActivoBank, sendo direcionados para o serviço autenticacao.gov.pt onde o Cliente é informado sobre os dados solicitados pelo Banco – número de telemóvel, PIN da Chave Móvel Digital e o código de segurança numérico único e temporário de 6 dígitos enviado por SMS ou por email.

bcp”A utilização dos canais e serviços digitais fazem, cada vez mais, parte do dia-a-dia dos nossos Clientes, e por isso o Millennium bcp e o ActivoBank acompanham sempre a evolução digital”, diz o BCP em comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.