[weglot_switcher]

BdP: ativos líquidos de Portugal crescem 2,3 mil milhões de euros

Este crescimento deveu-se ao investimento do setor financeiro, excluindo o banco central, em dívida pública emitida por países da União Monetária, segundo o Banco de Portugal.
19 Fevereiro 2020, 12h32

O saldo da balança financeira registou um aumento dos ativos líquidos de Portugal no valor de 2.394 milhões de euros, face ao exterior, segundo a nota de informação estatística relativa à balança de pagamentos de dezembro de 2019, divulgada esta quarta-feira pelo Banco de Portugal. Este crescimento deveu-se ao investimento do setor financeiro, excluindo o banco central, em dívida pública emitida por países da União Monetária.

O investimento de não residentes em empresas portuguesas também é sublinhado pelo Banco de Portugal, contribuindo para o aumento dos referidos ativos líquidos.

Decompondo o número, o BdP indica que o défice da balança de bens aumentou 819 milhões de euros, face a igual período de 2018, e que o excedente da balança de serviços cresceu 144 milhões de euros.

Ao longo de 2019, as exportações de bens e serviços cresceram 4,4% – 3,5% nos bens e 5,9% nos serviços – e as importações aumentaram 5,2% – 3,9% nos bens e 11,4% nos serviços.

O défice da balança de rendimento primário aumentou 337 milhões de euros, para  5.211 milhões de euros, face ao período homólogo, para. “Esta variação resultou sobretudo de uma redução do saldo nos rendimentos de investimento”, segundo o BdP.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.