[weglot_switcher]

BE/Lisboa garante que manterá posição crítica em matéria de Urbanismo

O vereador do BE na Câmara de Lisboa, que tem um acordo de governação com o PS, vincou esta quarta-feira que vai continuar a ter uma posição crítica em matéria de Urbanismo, apesar da demissão do vereador Manuel Salgado.
31 Julho 2019, 21h21

“Com a saída de Manuel Salgado, o importante não é avaliar a pessoa, mas a política de Urbanismo da cidade. Essa política é a do PS. É ela que permite os atropelos como a Torre Portugália, com créditos de construção para ignorar o PDM [Plano Diretor Municipal]. Essa política é uma passadeira vermelha aos negócios”, considera Manuel Grilo na sua página oficial da rede social Facebook.

O titular das pastas da Educação e dos Direitos Sociais defende também que o BE “tem trabalhado para uma cidade para as pessoas e tem conseguido impor alguns passos importantes, como o programa público de Renda Acessível, a construção de equipamentos públicos ou, com a força dos moradores, reverter o projeto para a praça do Martim Moniz”.

Em declarações à agência Lusa, o vereador do CDS-PP João Gonçalves Pereira destacou que é “preciso perceber se Manuel Salgado vai sair da presidência” da empresa municipal SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana.

O centrista frisou que “há uma nova câmara ali [na SRU], que estava a ser preparada há cerca de um ano”, acrescentando que foi aprovada há pouco tempo a transferência de três milhões de euros para aquela empresa municipal, que fugirão “ao escrutínio da câmara” e com “a conivência de Fernando Medina”.

Por seu turno, João Ferreira, do PCP, à semelhança de Manuel Grilo, garantiu que os comunistas vão continuar a ser críticos da política de Urbanismo na cidade.

Para o eleito, “não se perspetiva nenhuma rutura” com a política que tem vindo a ser praticada até ao momento, uma vez que o sucessor de Manuel Salgado também é socialista.

Já o vereador do PSD João Pedro Costa escusou-se a tecer comentários sobre o assunto.

Manuel Salgado, de 75 anos, é vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa desde as eleições intercalares de 2007, tendo também sido vice-presidente da autarquia até às autárquicas de 2013, ano em que Fernando Medina, atual presidente, passou a ser o braço direito de António Costa, então líder do executivo municipal socialista.

Segundo fonte da Câmara de Lisboa, Salgado vai deixar as funções em setembro, sendo substituído por Ricardo Veludo, o atual coordenador do Programa de Renda Acessível.

Numa entrevista divulgada hoje pelo jornal Expresso, Salgado avança com a possibilidade de se manter como presidente do conselho de administração da empresa municipal SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.