[weglot_switcher]

Bebidas espirituosas vão ter valor energético. “Até final de 2020, esperamos abranger 25% dos produtos”, diz líder da ANEBE

A ANEBE é a organização que representa os produtores de bebidas espirituosas em Portugal e foi uma das 31 associações signatárias deste acordo voluntário e mecanismo de auto-regulação.
4 Junho 2019, 18h49

Informação sobre o valor energético, ingredientes e composição nutricional das bebidas espirituosas vendidas na Europa vão ser no próximo ano disponibilizados nos rótulos e online, de acordo com um memorando de entendimento assinado esta terça-feira.

“Com este acordo, a ANEBE compromete-se a encorajar e a apoiar os produtores portugueses neste reforço de informação ao consumidor”, realçou Rui Duarte, secretário geral da ANEBE – Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas, associação portuguesa que foi uma das signatárias do acordo.

A ANEBE é a organização que representa os produtores de bebidas espirituosas em Portugal e foi uma das 31 associações signatárias deste acordo voluntário e mecanismo de auto-regulação.

“Este é um compromisso faseado. Até ao final do próximo ano, esperamos abranger 25% dos produtos no mercado único, aumentando para 50% em 2021 e 66% dos até ao final de 2022”, sublinhou este dirigente da ANEBE.

A spiritsEUROPE, uma associação composta por 31 associações, incluindo as portuguesas ACIBEV – Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal e ANEBE – Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas, assinou o memorando durante a assembleia-geral da entidade em Paris, na presença do Comissário Europeu para a Saúde e Segurança Alimentar da União Europeia, Vytenis Andriukaitis.

A associação spiritEuropa, em comunicado hoje divulgado através de um dos associados, estima que uma em cada quatro garrafas (25%) colocadas no mercado da União Europeia passe a ter informação energética no rótulo até final de 2020, uma quota que quer aumentar para 50% em 2021 e 66% até ao final de 2022.

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.