Há mais uma tecnológica a investir em soluções de Inteligência Artificial (IA) generativa para o tecido empresarial. A SAP anunciou esta terça-feira o “Joule”, o copiloto que traz mais concorrência ao ChatGPT.
O assistente de conversação – de modelo de linguagem natural – será incorporado no portefólio de aplicações empresariais na cloud da SAP e pretende transformar o funcionamento dos negócios a partir de informação dos departamentos financeiro, de recursos humanos, compras (procurement) e experiência de cliente, entre outros.
No formato de Q&A ao qual estamos habituados nestes sistemas, o Joule é capaz de identificar as regiões com baixo desempenho e apresentar sugestões para o vendedor corrigir a falha de performance ou ideias de questões para fazer em entrevistas de recrutamento.
Sem desprezo pelo QI dos trabalhadores, “será como contar com o apoio de um colega mais inteligente”, descreve a tecnológica fundada por Dietmar Hopp. Ou seja, os colaboradores podem fazer as perguntas ou enquadram o problema que têm para resolver, numa linguagem clara, e recebem respostas através da leitura dos dados (textos, imagens, comentários…) obtidos de fontes internas e externas
A apresentação desta tecnologia realizou-se esta tarde, em conferência de imprensa internacional, com Julia White, Chief Marketing and Solutions Officer, e Thomas Saueressig, responsável de Engenharia de Produto na SAP, enquanto porta-vozes da tecnológica mais famosa de Walldorf, na Alemanha.
“À medida que a IA generativa ultrapassa o entusiasmo inicial, começa o trabalho para garantia de um retorno mensurável sobre o investimento. A SAP entende que a IA generativa, eventualmente, tornar-se-á parte da vida quotidiana e do trabalho”, começa por dizer o vice-presidente do grupo Worldwide Thought Leadership Research, da IDC.
“E dedica-se à construção de um copiloto de negócio que se concentre na geração de respostas baseadas em cenários do mundo real, a fim de pôr em marcha as premissas necessárias para garantir que também é responsável”, acrescenta Phil Carter.
Importa explicar que a área de IA não é nova na SAP nem em grande parte das multinacionais do sector. O que acontece agora com o Joule é que traz uma escala diferente, e mais especificidade, às plataformas de “Business AI” da empresa, que são utilizadas por cerca 26 mil clientes da cloud SAP. Até porque a SAP ainda este verão veio a público anunciar os investimentos em empresas de IA – Aleph Alpha, Anthropic e Cohere – e parcerias com multinacionais com provas dadas nesta área, nomeadamente Microsoft, Google Cloud e IBM.
“Com quase 300 milhões de utilizadores empresariais em todo o mundo, que trabalham regularmente com as soluções de cloud da SAP, o Joule tem o poder de redefinir o modo como as empresas, e os seus profissionais, trabalham”, comentou o CEO e membro do conselho executivo da SAP SE.
Segundo Christian Klein, “o Joule resulta da posição única da SAP na relação lógica entre negócio e tecnologia e baseia-se numa resposta que é relevante, confiável e responsável no que diz respeito à IA empresarial”. “O Joule saberá entender o significado, não apenas o que é dito”, garante o CEO.
O Joule estará disponível com o SAP SuccessFactors e SAP Start no próximo mês de novembro e com o SAP S/4HANA Cloud, edição pública, no início de 2024.
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