Da igual forma, a onda de recentes inovações – Inteligência Artificial, robótica, blockchain ou realidade virtual – transporta-nos para uma realidade onde fricções e ineficiências de mercado são reduzidas ou mesmo eliminadas. Para um mundo em que a oferta chega à procura pelo canal ótimo, ao melhor preço e o mais rápido possível; um mundo em que deixa de existir excesso de capacidade e a confiança entre compradores e vendedores é determinada por algoritmo.

Um dos argumentos originais para o desenvolvimento das empresas residia na redução de custos de transação e na coordenação das tarefas necessárias à participação em mercados “viscosos”. Com a Internet, o paradigma começou a mudar. O acesso facilitado à informação e a revolução na comunicação mitigou fricções antigas. Uma nova vaga de empresas digitais rompeu cadeias de intermediários e provocou a disrupção do panorama competitivo. Os mercados tornaram-se mais fluidos.

Nos últimos anos, porém, o mundo entrou num novo ponto de inflexão. As tecnologias emergentes vão convergindo, eliminando ineficiências e conectando compradores e vendedores de formas inovadoras. O mundo físico é sensorizado e ligado à rede, gerando volumes massivos de dados. Esta informação é digerida, permitindo otimizar múltiplos processos, desde a transação de ativos até à antecipação de necessidades e preferências pessoais. A ligação de ativos digitalizados a sistemas inteligentes baseados em tecnologia blockchain incita o florescimento de mercados autónomos em que dispositivos “falam entre si”, prestando serviços ou escolhendo fornecedores de forma automática. Por exemplo, casas inteligentes podem tornar-se agentes autónomos, licitando energia numa smart grid em que a confiança entre máquinas é estabelecida por blockchain.

Neste novo mundo, em que os mercados continuarão a evoluir em formas ainda difíceis de imaginar, o que será das empresas tal qual as conhecemos? Que novas formas de organização irão emergir? Qual o papel dos governos e dos reguladores? Bem-vindos à era dos Superfluid Markets.