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Benfica sobe cinco posições no ‘Top50’ das marcas mais valiosas no futebol

À margem da melhoria do valor da marca do Benfica, no caso dos clubes portugueses, a edição do ranking de 2021 da Brand Finance não promove alterações substanciais face a 2020. No topo continua a ser liderado por Real Madrid, Barcelona e Manchester United.
17 Maio 2021, 17h50

Apesar de um ano sem vitórias desportivas, o Benfica não só se mantém entre as 50 marcas mais valiosas no futebol como subiu cinco lugares no ranking da consultora Brand Finance, revelado esta segunda-feira. O clube da Luz é a única equipa portuguesa no ranking, ocupando em 2021 a 41ª posição, à frente de clubes como os espanhóis do Athletic de Bilbau e Villarreal e o alemão Colónia.

À margem da melhoria do valor da marca do Benfica, no caso dos clubes portugueses, a edição do ranking de 2021 não promove alterações substanciais ao ranking de 2020. O topo deste ranking continua a ser liderado por Real Madrid, Barcelona e Manchester United.

O Real Madrid continua a ser o clube cuja marca é a mais valiosa no futebol, ascendendo a 1,276 mil milhões de euros. Segue-se o emblema catalão, cuja marca vale 1,266 mil milhões, e o Manchester United que vale 1,130 mil milhões de euros.

No restante top10 encontram-se apenas três alterações nas posições: o Manchester City subiu uma posição, para o quarto lugar do ranking, seguido do Bayern de Munique que passou da sexta para a quinta posição, e do Liverpool que caiu duas posições para o sexto lugar.

Apesar de não haver alterações de fundo nas valorizações dos emblemas, enquanto marcas, a consultora considera que o episódio da Superliga Europeia veio retirar mais de 600 milhões de euros ao valor dos clubes fundadores do projeto, entretanto fracassado.

Antes da Superliga Europeia ter sido apresentada, “a Brand Finance calculou que a Superliga Europeia poderia ter retirado 2,5 mil milhões de euros – ou 25% do total – do valor da marca dos 12 clubes”. O projeto acabou por ser derrotado, para já, evitando desvalorizações maiores das marcas clubísticas. Ainda assim, “o impacto nas perceções de todas as partes interessadas ainda é significativo”. E a Brand Finance ilustra o cenário: o Liverpool perdeu o patrocínio da Tribus Watches e o Manchester United falhou um acordo de 200 milhões de libras com o Hut Group.

Mesmo assim, os clubes ingleses representam 43% do total do valor do ranking dos 50 clubes mais valiosos, enquanto marcas.

 

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