[weglot_switcher]

Benfica tem até ao final do dia de hoje para decidir se compra ações de Vieira

Luís Filipe Vieira anunciou que tem uma proposta de 5,9 milhões de euros para vender 3,28% do capital da SAD encarnada.
  • António Cotrim/Lusa
15 Setembro 2021, 18h15

O Benfica tem até ao final do dia de hoje para comunicar se exerce o direito de preferência sobre as ações de Luís Filipe Vieira.

O antigo presidente do Benfica anunciou a 7 de setembro que tem em mãos uma proposta de 5,9 milhões de euros (7,80 euros) para vender os 3,28% que detém da SAD encarnada, mais 59% face ao valor de fecho (4,90 euros) desta quarta-feira, 15 de setembro.

Na altura, a SAD informou que Vieira não comunicou qual o potencial comprador e anunciou que o exercício do direito de preferência teria de ser comunicado até ao fim do dia de hoje.

Mais tarde, a 13 de setembro o Benfica disse considerar insuficientes os elementos que Luís Filipe Vieira apresentou para tomar uma decisão sobre a compra das ações.

“Constatamos que não foram comunicadas informações essenciais e necessárias sobre os termos e condições contratuais relevantes, designadamente, a identidade do potencial comprador, o(s) prazo(s) e condições de pagamento do preço, e eventuais condições adicionais que se mostrem relevantes no contexto do negócio”, segundo a SAD encarnada.

A SAD, liderada por Rui Costa, afirmou também que “estando em preparação um ato eleitoral, agendado para o dia 9 de outubro, na sequência da demissão dos membros da Direção em funções, qualquer eventual comunicação para exercício de direito de preferência deveria, em atenção aos superiores interesses do Sport Lisboa e Benfica, ser comunicada de forma a poder ser analisada pela nova Direção, em tempo adequado após início das suas funções.”

A maioria do capital da SAD do Benfica (63,65%) está na posse do clube (40%) e da Benfica SGPS (23,65%).

Recorde-se que o empresário José António dos Santos e o investidor norte-americano John Textor tem um acordo que prevê a venda de 25% das ações da Benfica SAD pelo empresário português ao norte-americano por 50 milhões de euros.

Na terça-feira, John Textor anunciou que o acordo está suspenso até à realização de eleições para a liderança do Benfica, marcadas para 9 de outubro.

“O senhor dos Santos e eu acordamos em suspender a nossa relação contratual até os sócios do Benfica confirmarem a sua escolha de liderança”, escreveu o investidor norte-americano nas redes sociais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.