[weglot_switcher]

Bernardo Silva suspenso por um jogo e obrigado a pagar multa

No ‘tweet’ pelo qual foi punido, o português convidava os seus seguidores a descobrirem as “diferenças” entre a foto de infância de Benjamin Mendy e o logótipo clássico da marca de chocolate “Conguitos”. O jogador francês riu-se da publicação de Bernardo Silva, mas a liga inglesa não achou piada.
  • REUTERS/Stephane Mahe
13 Novembro 2019, 14h21

Bernardo Silva conheceu hoje o veredito da investigação ao seu ‘tweet’ em que comparava o seu companheiro de equipa Benjamin Mendy à mascote da marca de chocolates ‘Conguito’.

A Federação Inglesa de Futebol (FA, na sigla em inglês) puniu o internacional português com uma multa de 58 mil euros e a suspensão de um jogo. Mesmo após o esclarecimento de Bernardo Silva e do companheiro internacional francês Benjamin Mendy, o castigo foi aplicado. Bernardo Silva terá ainda de frequentar um programa de educação, onde vai conversar com pessoas que já passaram por experiências racistas.

A FA destacou que Silva “não tinha conhecimento das conotações históricas da personagem do Conguitos” e que não teve intenção que o tweet fosse racista ou ofensivo de qualquer forma. A decisão do jogador português de apagar rapidamente o tweet também foi tida em consideração, segundo o Independent.

O tweet de Bernardo Silva começou a ser analisado pela FA a 23 de setembro, depois de ter publicado um ‘tweet’ onde utilizou uma foto de infância do colega Benjamin Mendy para compará-lo ao logótipo da marca de chocolates ‘Conguito’, avança o The Guardian.

No ‘tweet’ em causa podia-se ler “guess who” ou em português “adivinha quem”, convidando os seus seguidores a descobrirem as “diferenças” entre a foto de infância de Benjamin Mendy e o logótipo clássico da “Conguitos”.

Mendy, lateral esquerdo que já tinha sido colega do internacional português no Mónaco, e que agora também defende as cores do Manchester City, respondeu ao tweet com boa disposição, e não pareceu ofendido com a comparação.

Quem não achou muita piada foi a comissão de disciplina da liga inglesa que, prontamente, emitiu um comunicado onde afirma estar a analisar o caso.

Por toda a Europa, enfrentam-se vários problemas relacionados ao racismo, tendo mesmo havido castigos e despedimentos noutras das principais ligas de futebol, como é o caso da italiana, onde um comentador desportivo foi despedido por ter afirmado que a única maneira de travar o avançado belga Romelu Lukaku seria “atirando-lhe bananas”.

Bernardo Silva acabou por eliminar o ‘tweet’ e escreveu outro a dizer “já nem se pode brincar com um amigo hoje em dia, vocês…”. Ainda assim o médio português está a ser alvo de várias criticas por parte da comunidade extra futebol, e muito provavelmente terá de, no mínimo, pagar uma multa.

 

 

Liga inglesa analisa publicação de Bernardo Silva nas redes sociais

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.