[weglot_switcher]

be@t apresenta Relatório de Sustentabilidade do setor têxtil

O be@t – bioeconomy at textiles marca presença na Mod’Única, que substitui a Modtissimo, esta quarta-feira na Exponor. Pretende ser o ‘road map’ para a sustentabilidade.
zona euro indústria fábrica
25 Fevereiro 2025, 19h31

O projeto be@t – bioeconomy at textile, desenvolvido pelo CITEVE no âmbito do projeto be@t, vai apresentar o Relatório de Sustentabilidade do Setor Têxtil e do Vestuário de Portugal, onde estão representadas um total de 103 empresas representativas de diversos subsetores e empregando mais de 15 mil trabalhadores. Este documento estratégico visa impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor, fornecendo uma visão global da indústria para a definição e implementação de novas estratégias ESG (Environmental, Social, Governance), refere a entidade responsável em comunicado.

O segundo Relatório de Sustentabilidade do Setor Têxtil e do Vestuário Português, desenvolvido pelo CITEVE no âmbito do PRR e em colaboração com diversas empresas do setor, visa refletir uma abordagem geral à sustentabilidade do setor. O relatório reflete a evolução dos principais indicadores de desempenho ESG (ao longo dos últimos anos, destacando o progresso e os desafios enfrentados pelo setor rumo à sustentabilidade. O relatório será apresentado esta quarta-feira na Exponor, no âmbito da Mod’Única – feira que veio substituir a Modtissimo, mas que continua a pretender ser a mais importante feira do sector no território nacional.

Assunção Mesquita, do CITEVE, que acompanhou este processo, afirma, citada pelo comunicado: “As empresas do setor revelam um compromisso acrescido com o reporte ESG, demonstrado pelo aumento na qualidade e na abrangência dos indicadores”.

Além de retratar a evolução dos principais indicadores ESG ao longo dos últimos anos, o relatório serve como uma ferramenta de trabalho essencial “para identificar progressos e desafios, num contexto em que se prevê um aumento de 63% no consumo de têxteis e vestuário até 2030 – setor que já representa quase 2% das emissões globais de gases com efeito de estufa”.

Em paralelo, o projeto be@t lançou a plataforma digital be@t Sustentabilidade, um dashboard de business intelligence, ”que permite a comparação direta dos KPIs de cada empresa com os valores médios do setor e dos seus subsetores. Este sistema de benchmarking facilita a tomada de decisões estratégicas e promove a melhoria contínua através da autorreflexão e da partilha de boas práticas”.

Assunção Mesquita lembra ainda que “projetos estruturantes como o be@t são fundamentais para transformar o setor têxtil e de vestuário português, promovendo uma indústria inovadora, sustentável e circular, alinhada com as políticas europeias e os desafios climáticos globais.”

Ainda durante a Mod’Única dois produtos inovadores do be@t estão a concorrer nos iTechStyle Awards – prémio anual que celebra os melhores tecidos, produtos e acessórios técnicos e inovadores: o candeeiro be@t da Navigator, composto de abajures confecionados em não-tecido, produzidos com fibras recicladas de algodão e pasta kraft de eucalipto; e a manta be@t, da JFA, desenvolvida com fio composto por 80% de algodão reciclado pré-consumo e 20% de poliéster reciclado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.