O BIGgroup, que detém a BIGsales, a BIGhub e a BIGcash, lançou a – a BIGocasión, uma plataforma híbrida (com presença digital e física) de compra e venda de produtos semi-novos, usados e recondicionados.
Funcionando em parceria com as marcas dos produtos que vende, tem como principal objetivo valorizar o ciclo de vida dos bens e oferecer às empresas uma alternativa eficaz e rentável para escoar o seu stock reutilizável.
No marketplace digital estão presentes empresas legalmente registadas que vendam produtos semi-novos, usados e recondicionados, que devem ser acompanhados de uma breve descrição do seu estado e funcionamento.
Já a loja física, atualmente apenas disponível em Huelva (Espanha), mas com expectativas de chegar a Portugal, França e Alemanha, “para além de também incluir esta vertente, está igualmente disponível para comprar produtos a particulares, ou apenas servir de intermediária no processo de compra e venda entre particulares – servindo, neste último caso, como um ponto de logística e de exposição”, refere a empresa.
“Cada artigo é classificado como excelente – quase novo, sem sinais de uso –, muito bom – com leve desgaste, mas perfeitamente funcional – ou bom – com sinais visíveis de uso, mas testado e totalmente funcional”, explica a pltaforma.
Produtos com estado inferior a “bom” não são permitidos na BIGocasión, estando, desta forma, apenas disponíveis produtos semi-novos em bom estado, produtos usados, testados e funcionais e produtos recondicionados com garantia, integrados nas categorias de tecnologia e eletrónica, eletrodomésticos, ferramentas e equipamento profissional, mobilidade, casa e decoração, brinquedos e equipamento infantil e material comercial e de escritório.
“Este modelo híbrido que lançámos acaba por juntar o ‘melhor dos dois mundos’, entre as vendas online e presenciais”, afirma Rúben Lamy, CEO da BIGocasión. “Com este novo serviço, pretendemos ajudar as empresas a rentabilizar os produtos em fim de ciclo, ao mesmo tempo que oferecemos aos consumidores a oportunidade de comprar produtos com confiança, sustentabilidade e preço justo”, acrescenta.
“A combinação dos dois regimes apresenta-se, desta forma, como modelo ideal, sobretudo num contexto em que a economia circular se revela tão importante”, revela a empresa.
O relatório Accelerating the Circular Economy in Europe – State and Outlook 2024, da Agência Europeia do Ambiente, evidenciou a importância da transição para esta economia, associada a vantagens estratégicas, como a diferenciação competitiva, a produção de bens mais duradouros e a redução de custos e desperdícios, que promove mercados mais sustentáveis.
A BIGocasión disponibiliza quatro planos para os comerciantes, do iniciante à franquia BIGocasión, passando pelo Silver e o Gold. “O primeiro é o mais indicado para testar o marketplace com os primeiros produtos. Já o Silver destina-se às empresas que têm experiência e procuram maior visibilidade, enquanto o Gold está pensado para comerciantes com maior volume de vendas. A franquia BIGocasión é a oportunidade mais completa para quem pretende empreender com uma marca consolidada”, conclui.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com