[weglot_switcher]

Bilionário fundador do Roblox utiliza mecanismo de redução de impostos para pequenas empresas para fugir ao IRS

David Baszucki juntamente com a sua esposa, filhos e parentes por afinidade, utilizou o mecanismo ‘Qualified Small Business Stock’ (QSBS) pelo menos uma dúzia de vezes ao longo dos anos. A regra permite que os investidores iniciantes evitem o pagamento de impostos sobre pelo menos dez milhões de dólares (8,8 milhões de euros) em lucros
30 Dezembro 2021, 11h55

O bilionário fundador da Roblox, David Baszucki, utilizou um mecanismo desenhado para ajudar pequenas empresas a pagarem menos impostos em proveito próprio, de forma a evitar o pagamento de milhões de dólares segundo uma investigação conduzida pelo “New York Times”.

De acordo com o artigo, Baszucki juntamente com a sua esposa, filhos e parentes por afinidade, utilizou o mecanismo ‘Qualified Small Business Stock’ (QSBS) pelo menos uma dúzia de vezes ao longo dos anos. A regra permite que os investidores iniciantes evitem o pagamento de impostos sobre pelo menos dez milhões de dólares (8,8 milhões de euros) em lucros.

A “Bloomberg” estima que o património líquido de Baszucki seja de cerca de sete mil milhões de dólares (6,1 mil milhões de euros).

A forma ilícita de redução de impostos QSBS foi originalmente criada em 1993 com proprietários de pequenas empresas e investidores em mente. O presidente norte-americano da altura, Bill Clinton, juntamente com apoiantes como o senador Dale Bumpers elogiaram a redução de impostos como uma forma de encorajar as pessoas a investir em pequenos negócios.

Para ter direito à isenção, os investidores têm de possuir ações numa empresa com ativos brutos de 50 milhões de dólares (44,1 milhões de euros) ou menos por no mínimo cinco anos. O QSBS está disponível apenas para fundadores de startups, funcionários, fundos de investimento e investidores credenciados, de acordo com o QSBSExpert.com.

Os fundadores também podem envolver os seus familiares no benefício QSBS, presenteando herdeiros com ações qualificadas através de fundos fiduciários.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.