[weglot_switcher]

Bison Bank retira o nome de Pedro Cardoso para CEO

Pedro Cardoso já não vai ser CEO do Bison Bank. Tudo porque os chineses, perante a possibilidade de chumbo, retiraram o nome do Banco de Portugal.
18 Janeiro 2019, 10h00

Pedro Cardoso é o primeiro candidato a presidente de um banco a ser vítima do relatório da auditoria forense feita pela EY à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Estava proposto para CEO do Bison Bank, ex- Banif Banco de Investimento, que foi comprado à Oitante em julho do ano passado, mas o processo de avaliação do Banco de Portugal, segundo as nossas fontes, caminhava para um chumbo, devido ao facto de o banqueiro ter sido administrador da CGD, pelo que os chineses da Bison Capital retiraram o seu nome da lista de administradores submetida à avaliação no regulador.

A Bison Capital já substituiu Pedro Cardoso por um chinês para o lugar de CEO do banco de investimento em Portugal. Os chineses chegaram também a fazer convites a gestores portugueses com experiência na banca de investimento, mas acabaram mesmo por optar por um CEO chinês, cujo nome já está no Banco de Portugal para ser avaliado. O banco, contatado, não comenta. Pedro Cardoso vai liderar a área internacional do grupo Bison Capital, acionista do Bison Bank, que tem sede em Hong-Kong, soube o Jornal Económico.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.