[weglot_switcher]

Bitcoin: Apenas mil pessoas detém 40% do mercado mundial

“Como em qualquer categoria de ativos, grandes proprietários individuais e corporativos podem e conspiram para manipular preços”, alertam os especialistas.
9 Dezembro 2017, 22h21

A Bitcoin tem vindo a somar recordes nas últimas semanas. O preço da moeda virtual atingiu um novo recorde ao superar os 15.000 dólares. No início deste ano a bitcoin valia 996 dólares.

Alguns analistas apontam para uma subida continuada do preço da bitcoin para níveis nunca vistos, enquanto outros alertam para a elevada volatilidade do mercado das criptomoedas. De acordo com a Bloomberg, o facto de 40% do mercado mundial de Bitcoins estar concentrado nas mãos de apenas mil pessoas, pode causar uma queda abrupta da moeda virtual.

Aaron Brown, diretor de investigação para a área de mercados financeiros da AQR Capital Management, explica que cada uma dessas pessoas que possuem grandes quantidades de Bitcoin podem decidir vender as suas partes por metade do preço, por exemplo.

O cofundador da BlockTower Capital, Ari Paul, também segue esta linha de pensamento, ao afirmar que, “como em qualquer categoria de ativos, grandes proprietários individuais e corporativos podem e conspiram para manipular preços”. E segundo o responsável, no segmento da criptomoeda “tal manipulação é extrema devido à juventude desses mercados e à natureza especulativa dos ativos”.

A bitcoin, nascida em 2009 e criada por uma pessoa com nome fictício de Satoshi Nakamoto, é a moeda virtual mais popular do mundo. Baseia-se na tecnologia ‘blockchain’, que suporta o seu valor material na criptografia de dados informáticos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.