PremiumBitcoin com potencial, mas ainda longe de ser equiparada a ouro

A escassez da Bitcoin e a resistência à inflação podem torná-la numa reserva de valor numa economia digital, mas não para já.

Um aspeto frequentemente mencionado por quem vê nas criptomoedas e, sobretudo, na Bitcoin um potencial económico e financeiro tremendo é a possibilidade de esta servir como reserva de valor numa economia digital, muito à semelhança do que sucede atualmente com o ouro. Apesar de dificilmente vir a substituir o papel deste metal precioso na economia, a Bitcoin pode, pela quantidade limitada que existe no mercado, vir a desempenhar funções semelhantes no mundo dos ativos digitais e numa economia mais desmaterializada. No entanto, os analistas afastem tal cenário no curto prazo.

O processo de formação de Bitcoins é limitado, o que significa que há uma restrição ao volume desta moeda em circulação. Atualmente, os miners da moeda recebem 6,25 Bitcoins por cada bloco minado, ou seja, por cada problema matemático para o qual são os primeiros na rede a encontrar a resposta certa. Esta recompensa tem vindo a ser cortada por metade a cada quatro anos, um processo denominado como halving, de forma a manter a escassez do ativo.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Beneficiários de prestações de desemprego caem 5,4% em outubro para 216.631

Em relação ao mês anterior verificou-se assim uma redução de 17.636 beneficiários de prestações de desemprego e, face ao período homólogo, registaram-se menos 12.332 beneficiários.

Dedução majorada a partir do segundo filho chegou a 75.528 famílias e custou 13 milhões de euros

Em causa está a majoração do valor dedutível ao IRS dirigida a famílias com dois ou mais dependentes, sendo esta de 900 euros por cada criança com idade inferior a três anos de idade.

Efeito da pandemia nas contas públicas foi de 5.120 milhões de euros até setembro

A UTAO explica que “as medidas classificadas como extraorçamentais têm a sua despesa inteiramente financiada por fundos comunitários e os seus beneficiários são externos ao universo das AP”.
Comentários