[weglot_switcher]

Bitcoin dispara e bolsas vivem dia positivo a abrir semana

Os mercados viveram um dia positivo, tanto na Europa como em Wall Street (EUA), com as bolsas em alta, sendo que os ganhos foram acompanhados pelas criptomoedas. Tudo isto em benefício da vitória de Donald Trump na semana passada.
12 Novembro 2024, 07h30

A bolsa de Lisboa acompanhou os ganhos das congéneres europeias na sessão desta segunda-feira, já que o índice PSI subiu 0,51%, até aos 6.420 pontos. A Bitcoin estava em máximos históricos quando os mercados encerraram.

Por cá, a Mota-Engil liderou o sentimento, ao valorizar 3,61%, até aos 2,644 euros por ação, ao passo que a EDP Renováveis subiu 2,31%, para os 11,08 euros, o que reflete uma recuperação da energética na sequência das fortes quedas que se registaram desde o início de novembro.

Seguiram-se os CTT, que se adiantaram 1,96% e alcançaram os 4,43 euros, ao mesmo tempo que a Sonae ganhou 1,76%, para 0,926 euros.

Em sentido contrário, os títulos da Jerónimo Martins contraíram 0,86% e ficaram-se pelos 0,926 euros.

Entre as mais importantes praças europeias, houve subidas mais acentuadas, a beneficiar do sentimento positivo em Wall Street, com os principais índices a renovarem os máximos históricos, beneficiando do otimismo gerado, sobretudo, pela vitória de Donald Trump nas presidenciais norte-americanas.

Os maiores ganhos ocorreram em Itália, onde o principal índice somou 1,55%. Mais atrás, houve subidas de 1,22% na Alemanha, 1,20% em França, 0,67% no Reino Unido e 0,33% em Espanha. Simultaneamente, o índice agregado Euro Stoxx 50 registou um incremento de 1,07%.

Outro segmento em alta é o mercado das criptomoedas, na medida em que a Bitcoin subia perto de 5% quando terminou a sessão nas bolsas europeias, até perto dos 84.500 dólares.

Em causa estão os sinais dados por Trump durante a campanha, onde garantiu querer aligeirar as restrições aos criptomercados, de tal modo que prometeu mesmo demitir o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Isto em resultado das medidas impostas por Gary Gensler para regular o mercado.

Esta terça-feira, vão ser conhecidos os resultados do terceiro trimestre da AstraZeneca (Reino Unido) e Spotify (Suécia).

Em termos macro, destaque para a economia alemã, onde vai ser conhecido o Índice de Preços ao Consumidor em outubro, assim como o índice ZEW, que mede o sentimento económico referente a novembro. A somar a isto, vai ser conhecido o relatório mensal do mercado petrolífero, da autoria da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.