[weglot_switcher]

Bitcoin em máximo de seis semanas com discurso pró-cripto de Donald Trump

O candidato à Casa Branca do Partido Republicano disse que queria tornar os Estados Unidos uma “superpotência da bitcoin” e a “capital cripto mundial” se ganhasse as eleições presidenciais em novembro.
29 Julho 2024, 12h49

As criptomoedas estão a reagir em alta às declarações de Donald Trump sobre este mercado de ativos digitais. A bitcoin está em máximos de seis semanas esta segunda-feira, depois de o ex-presidente norte-americano e candidato à Casa Branca ter apoiado a moeda virtual mais famosa do mundo.

Por volta das 12h00 (hora de Lisboa), a bitcoin estava a valer 69,656.62 dólares e a valorizar 3%. Já nas últimas 24 horas a moeda tinha subido mais de 3% e atingido o pico de 69.745 dólares, o valor mais elevado desde o passado dia 12 de junho.

Em causa está o facto de, este fim de semana, numa conferência no estado de Tennessee, Donald Trump disse que queria tornar os Estados Unidos uma “superpotência da bitcoin” e a “capital cripto mundial” se ganhasse as eleições presidenciais em novembro.

“Prometo à comunidade bitcoin que, no dia em que tomar posse, a cruzada anti-cripto de Joe Biden e Kamala Harris terminará. Se não abraçarmos as criptomoedas e a tecnologia bitcoin, a China fá-lo-á e os outros países fá-lo-ão. Eles dominarão e não podemos deixar que a China domine. Estão a fazer muito progresso”, afirmou, na convenção “Bitcoin 2024”, em Nashville.

Donald Trump mostrou um posicionamento mais pró-Bitcoin do que a democrata Kamala Harris, até porque garantiu que, se voltar à Casa Branca para um segundo mandato, o governo federal nunca venderia as suas participações em bitcoin.

“Durante muito tempo, o nosso governo violou a regra fundamental que todos os bitcoiners sabem de cor: nunca vendam a vossa bitcoin”, criticou, acrescentando que também irá demitir o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC – Securitie and Exchange Commission), Gary Gensler, se for eleito e criar um conselho consultivo sobre as criptomoedas.

“Teremos regulação, mas a partir de agora as regras serão escritas por pessoas que amam a sua indústria, e não a odeiam (…). Estou a apresentar o meu plano para garantir que os Estados Unidos são a capital cripto do planeta e a superpotência bitcoin do mundo e vamos conseguir”, concluiu o candidato republicano, no discurso proferido no sábado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.