Black Friday. APB alerta para aumento de fraudes ‘online’ em épocas de descontos

A Associação Portuguesa de Bancos recomenda que nunca se clique em links enviados por e-mail ou SMS e se desconfie de chamadas telefónicas de desconhecidos que dizem ser do banco do utilizador.

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) lançou uma iniciativa em colaboração com os bancos associados, e que tem por base conteúdos desenvolvidos pela Europol e Federação Bancária Europeia (da qual a APB é membro) sobre como aprender a identificar os diferentes tipos de tentativas de fraude online e os cuidados a ter, em particular nesta época de descontos — Black Friday e Cyber Monday.

Numa campanha em que apelam “Proteja-se contra as fraudes online”, a APB lembra que com a crescente utilização dos canais digitais, acentuada ainda pelos efeitos da pandemia, aumentaram também as tentativas de fraude online, pelo que importa estar atento sempre e denunciar todo o tipo de situações que lhe pareçam suspeitas.

Assim, a APB apela que, no momento da compra online, que se “certifique que os sites e redes que utiliza são seguros” e que “efetue os pagamentos sempre de acordo com as recomendações do seu banco”.

Quanto a contactos, “nunca clique em links enviados por email ou SMS nem forneça dados bancários por esta via”, aconselha a associação, alertando também para as “chamadas telefónicas de alguém que não conhece e diz ser do seu banco”.

Quanto aos códigos ou dados de acesso nestas chamadas, nunca os divulgue e “acompanhe diariamente os movimentos na sua conta”, sendo que, se detetar algo estranho, “contacte de imediato o seu banco, pelos canais oficiais do mesmo”, avisa a APB.

“Tenha presente que quanto maior for o seu conhecimento, mais protegido estará contra o cibercrime. Para isso é fundamental conhecer os vários tipos de fraude online, saber os cuidados a adotar e reportar às autoridades todas as operações que lhe pareçam suspeitas”, avisa a APB.

Recomendadas

Faturação da Black Friday em Portugal desceu 8,4% face ao período pré-pandemia

Por outro lado, as transações registaram um aumento de 7,7% na sexta-feira de Black Friday, 14,2% no fim de semana; e 24,4% durante a semana.

Cuidado com a manipulação de preços na Black Friday

Se pretende aproveitar a Black Friday esteja atento aos seus direitos de consumidor e seja responsável na gestão do seu dinheiro.

Black Friday. Seis dicas para as marcas manterem a lealdade do cliente depois da época de promoções

Vice-presidente de vendas da tecnológica Pipedrive garante, num artigo elaborado para o Jornal Económico, que a solução para este desafio está o tipo de comunicação que a organização faz: o cliente vai ficar se essa comunicação mostrar que o compreende, sabe o que está a passar naquele momento e lhe oferece o conteúdo de que necessita.
Comentários