A gigante da gestão de ativos norte-americana, BlackRock, anunciou que assinou um acordo de aquisição da HPS Investment Partners.
A aquisição da HPS pela BlackRock é feita pelo valor de cerca de 12 mil milhões de dólares, com 100% da contrapartida a ser paga em ações da BlackRock.
As ações são emitidas por uma subsidiária integral da BlackRock (a SubCo Units) e podem ser trocadas numa base de um para um por ações ordinárias da BlackRock.
Da fusão resulta um grupo integrado de crédito privado com cerca de 220 mil milhões de dólares em ativos de clientes. O objetivo é um aumento dos ativos sob gestão e das comissões de gestão dos mercados privados em 40% e cerca de 35%, respetivamente, segundo o comunicado.
Prevê-se que a transação seja concluída em meados de 2025, estando esta sujeita a aprovações regulamentares e às condições habituais de encerramento.
A HPS Investment Partners é uma gestora de investimentos de crédito, líder a nível mundial, que fornece soluções de capital criativas para 148 mil milhões de dólares em ativos de clientes.
Em comunicado a BlackRock refere que “o futuro da renda fixa [obrigações] é a construção de carteiras públicas e privadas para otimizar a liquidez, o rendimento e a diversificação. Esta transação reunirá as fortes relações da BlackRock com empresas e donos de ativos com a flexibilidade diversificada de originação e capital da HPS. A marca de crédito privado cque surge da combinação trabalhará lado a lado com o negócio de renda fixa público de 3 biliões de dólares da BlackRock para fornecer soluções de rendimento público e privado aos clientes em todas as suas carteiras”.
Laurence D. Fink, presidente e CEO da BlackRock, disse na nota que “juntamente com a escala, capacidades e experiência da equipa HPS, a BlackRock irá fornecer aos clientes soluções que combinam perfeitamente o público e o privado”.
A BlackRock e a HPS vão formar uma nova unidade de negócio de soluções de financiamento privado liderada por Scott Kapnick, Scot French e Michael Patterson.
“Para desenvolver uma solução de financiamento de serviço completo para gestores de ativos alternativos, o negócio unirá empréstimos diretos, financiamento de fundos e soluções GP e LP da BlackRock (fundos de fundos, secundários GP/LP, coinvestimentos).
Os General Partners (GP) são os gestores activos e decisores responsáveis pela gestão do fundo de capital de risco, enquanto os Limited Partners (LP) são investidores passivos que fornecem o capital, mas têm um controlo ou envolvimento limitado nas atividades quotidianas do fundo .
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com