A gestora de ativos BlackRock lidera um consórcio de empresas que tem intenção de investir 10 mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros) num projeto de gás, o Jafurah, pertencente a uma das maiores energéticas mundiais, Aramco, avançou na semana passada a agência noticiosa Reuters.
A agência noticiosa, baseando-se em duas fontes, salientou que este acordo deve ter uma estrutura semelhante a outros dois ligados que envolveram também a Aramco, alcançados em 2021, em que a BlackRock também investiu na rede de gasodutos da Aramco, permitindo à energética gerar fundos para financiar o respetivo projeto. Esse acordo permitiu também à Aramco deter o controlo da infraestrutura enquanto que os investidores recebiam taxas por via da utilização da infraestrutura.
De acordo com a Reuters ainda não está definido quando é que o acordo para o projeto Jafurah estará finalizado.
O Jafurah, sublinha a Reuters, é um projeto que mobiliza 100 mil milhões de dólares (85,4 mil milhões de euros), e tem o potencial de ser o maior projeto, fora dos Estados Unidos, de gás de xisto. Além disso o projeto seria crucial nas ambições da Aramco em se tornar um grande player mundial na área do gás natural elevando a sua capacidade de produção de gás em 60%, até 2030, face aos níveis de 2021.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com