A Blackstone fechou o seu mais recente fundo imobiliário europeu com 9,8 mil milhões de euros em compromissos de capital, aquele que, segundo a gestora, é o maior fundo imobiliário europeu alguma vez angariado com base em capital de terceiros.
Como foi anteriormente noticiado, a Blackstone tinha como objetivo angariar 10 mil milhões de euros para o seu fundo oportunista Blackstone Real Estate Partners Europe VII (BREP Europe VII) e tinha garantido o apoio de várias instituições dos EUA.
A IPE Real Assets noticiou que o Conselho de Investimentos do Estado de Minnesota estava a planear fazer um compromisso de 150 milhões de dólares (135,9 milhões de euros), enquanto o Sistema de Reforma das Universidades Estaduais de Illinois comprometeu-se com 50 milhões de euros.
O New York State Common Retirement Fund aprovou um compromisso de 300 milhões de dólares para o BREP Europa VII, o Sistema de Reforma dos Professores do Texas comprometeu 150 milhões de dólares e o Conselho de Investimento do Estado do Novo México também divulgou uma dotação de 150 milhões de dólares para o fundo.
De acordo com a Blackstone, as suas estratégias oportunistas globais, asiáticas e europeias detêm agora quase 47 mil milhões de dólares de capital disponível.
James Seppala, responsável pelo setor imobiliário europeu da Blackstone, comentou a constituição do maior fundo de levantamento de imóveis da Europa, durante o que tem sido um período de excecional instabilidade no setor, particularmente na Europa.
“A recuperação do mercado imobiliário está a tornar-se visível e estamos gratos por os nossos sócios comanditários nos terem confiado um capital substancial para procurarmos captar oportunidades através do nosso processo de investimento comprovado e de elevada convicção”, acrescentou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com