[weglot_switcher]

Bolsa portuguesa acompanha Europa no verde. BCP e EDP Renováveis impulsionam PSI 20

O principal índice bolsista português iniciou a sessão desta segunda-feira a subir 0,92%, para os 4.032,35 pontos.
28 Setembro 2020, 08h55

O principal índice bolsista português (PSI 20) iniciou a sessão desta segunda-feira a subir 0,92%, para os 4.032,35 pontos. A bolsa portuguesa arrancou em linha com as principais praças europeias, numa altura em que os investidores ainda gerem expectativas sobre a recuperação das económicas face à pandemia da Covid-19.

Os investidores estão expectantes com a retoma das economias e com o aumento do número de casos de infeções por Covid-19 em todo o mundo e, simultaneamente, aguardam por mais pistas sobre um eventual novo pacote de estímulos nos Estados Unidos.

Da China chegam dados da indústria positivos, o que acalma os mercados.

Em Portugal, o PSI 20 é impulsionado pelos ganhos do BCP (1,89%), da EDP Renováveis (1,47%) e Jerónimo Martins (0,67%). Entre estas destaque para o BCP que, segundo o semanário “Expresso”, terá demonstrado ao Governo disponibilidade para uma fusão com o Banco Montepio.

Contudo, o Jornal Económico apurou que o presidente do BCP, Miguel Maya, não falou com o Ministro das Finanças, João Leão, sobre uma hipotética fusão com o Banco Montepio. No seu espaço de comentário habitual na SIC, Luís Marques Mendes, antigo governante e líder do PSD, afirmou que  que “contactos entre BCP e Montepio ainda não houve e que contactos do BCP com o Ministério das Finanças ou com o Ministro das Finanças sobre o tema Montepio também não houve”.

Ainda assim essa hipótese, para o comentador da SIC, “não é de excluir de hoje para amanhã”, tendo em conta que fusões e operações de concentração no setor da banca têm sido uma tendência na Europa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.