As bolsas europeias mantêm-se em terreno negativo a meio da sessão desta quinta-feira, depois de terem invertido a tendência de aberta durante breves momentos e negociado em alta ligeira. O principal índice português cai agora 0,30%, para 4.468,04 pontos, acompanhando as quedas das suas congéneres do ‘Velho Continente’.
No PSI-20 as cotadas não apresentam quedas expressivas, estando a Ibersol a liderar as perdas com uma queda de 1,40%, para 5,62 euros. O BCP recua 0,75%, para 0,10 euros, a Galp cai 0,84%, para 9,72 euros, e a Jerónimo Martins perde 0,74%, para 14,08 euros.
Os restantes índices europeus seguem pessimistas. O alemão DAX desliza 0,24%, o francês CAC 40 cai 0,20%, o britânico FTSE 100 perde 1,11%, o holandês AEX recua 0,63%, o espanhol IBEX 35 resvala 0,10% e o italiano FTSE MIB desvaloriza 0,14%. O Euro Stoxx 50 está a ser marcado por uma desvalorização de 0,25%.
Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp, destaca a valorização do banco francês Natixis, que sobe 3,60%, para 2,56 euros, depois de ser avaliado positivamente pelo Barclays e para a subida de quase 2% da Deutsche Telekom, após divulgar os resultados do segundo trimestre do ano.
“Já a Aegon e Carlsberg reagem negativamente aos números divulgados. De realçar também a desvalorização superior a 15% da Thyssenkrupp, depois de emitir um profit warning. No plano macroeconómico foi revelado que Espanha apresentou uma deflação no mês de julho”, escreve o analista, em research.
Já os analistas do Bankinter lembram que ontem “o value na Europa e a tecnologia nos Estados Unidos mantiveram a tendência positiva das bolsas, numa sessão em que os dados macro passaram despercebidos”. “No mercado de obrigações, o volume de negociação é cerca de um terço do habitual e a tomada de mais-valias é temporária”, referem, numa nota de mercado.
Hoje, a Agência Internacional de Energia reviu em baixa as previsões da procura global de petróleo para 2020, antecipando agora que seja de 91,9 milhões de barris por dia. O preço do ‘ouro negro’ está agora a cair ligeiramente. O valor do WTI, produzido no Texas, perde 0,19% para 42,59 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent está a desvalorizar 0,20% para 45,34 dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com