[weglot_switcher]

Bolsas sorriem em reação ao corte da Fed. Lisboa negoceia no ‘vermelho’

O PSI está a registar leves perdas, num dia que está a ser de ganhos entre as principais congéneres europeias. Os mercados estão a reagir ao recuo de 50 pontos base nos juros da Fed, avançado na quarta-feira.
PSI mercados
19 Setembro 2024, 12h23

A bolsa de Lisboa regista perdas ligeiras, a contrariar as principais congéneres europeias, no meio da sessão desta quinta-feira, após o corte de 50 pontos base nos juros da Fed, conhecido após o encerramento dos mercados do dia anterior.

O índice PSI recua 0,18%, até aos 6.742 pontos, com o BCP e a EDP a registarem as quedas mais pronunciadas. As ações do banco estão a recuar 1,53% nas negociações, até aos 0,4114 euros. No caso da energética, a capitalização de mercado contrai 1,12%, para 3,983 euros.

Em sentido inverso, os títulos dos CTT estão a saltar 1,02%, ao serem negociados nos 4,47 euros. A Navigator ganha 0,88%, até aos 3,678 euros, enquanto a Galp sobe 0,56% e alcança os 17,09 euros.

Entre as mais importantes praças europeias, França sobe 2,01%, ao passo que o índice agregado Euro Stoxx 50 ganha 1,80%. A Alemanha sobe 1,52%, ao passo que o Reino Unido se adianta 1,37%, seguidos por Itália e Espanha, que somam 0,84% e 0,64%, respetivamente.

A generalidade dos principais índices de ações europeus segue com ganhos relativamente expressivos, com o PSI a contrariar o sentimento, penalizado por correções de BCP, EDP e NOS”, pode ler-se na análise do departamento de Mercados Acionistas do Millenium Investment Banking.

“Os investidores celebram a descida de 50 pontos base na taxa de juro anunciada ontem pela Fed nos EUA. O corte foi superior ao que a média dos analistas antecipava e o efeito reflete-se especialmente em sectores cíclicos e empresas que mais beneficiam com ambientes de menores taxas de juro, incluindo cotadas com potencial de crescimento mais elevado”, esclarecem os analistas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.