As principais bolsas europeias registaram uma sessão positiva na terça-feira, com a indústria automóvel a tomar a liderança, seguida pelo setor do consumo. Esta quarta-feira, destaca-se a divulgação dos dados definitivos da inflação na zona euro em julho.
Em Paris, o CAC 40 registou uma subida de 1,21%, beneficiando de valorizações de 3,19% na Stellantis e na Renault (indústria automóvel), assim como das subidas próximas de quase 3% na Kering e na Louis Vuitton (setor do luxo).
Houve também ganhos de 0,86% em Itália, 0,50% na Alemanha, 0,42% em Espanha e 0,38% no Reino Unido. Ao mesmo tempo, o índice agregado Euro Stoxx 50 somou 0,87%, a beneficiar de forma particular daqueles dois segmentos da economia.
Em Lisboa, o índice PSI subiu 1,05% e renovou máximos de fevereiro de 2011, ao alcançar os 7.962 pontos. O dia ficou marcado pelo acréscimo de 2,62% até aos 1,332 euros nas ações da Sonae, enquanto a NOS avançou 2,21% para 3,93 euros. Simultaneamente, o BCP subiu 1,57% e alcançou os 0,7892 euros, ao passo que a EDP ganhou 1,40%, até aos 3,838 euros.
Em sentido oposto, os títulos da Mota-Engil caíram 1,23% e ficaram-se pelos 5,625 euros.
Inflação e minutas da Fed em perspetiva
Segue-se a confirmação dos dados referentes à inflação registada na zona euro em julho. As estimativas apontam para uma subida homóloga de 2,0% (tal como em maio), enquanto a variação em cadeia deverá ser nula (subida de 0,3% no mês anterior).
Posteriormente, serão conhecidas as minutas da Fed referentes à reunião de julho, através das quais será possível inferir sobre se aquele organismo vai, ou não, cortar nas taxas de juro de referência. Se assim for, será a primeira ocasião em que tal acontece desde dezembro de 2024, quando os juros baixaram 25 pontos base.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com