[weglot_switcher]

Bolt com mais orçamento para competir com a Uber. Bruxelas assina linha de crédito de 50 milhões

Para Alexander Stubb, vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, a empresa da Estónia (ex-Taxify) “é um bom exemplo da excelência europeia em tecnologia e inovação”. O credor diz que o retorno financeiro do empréstimo é calculado como uma percentagem dos fluxos de receita futuros.
16 Janeiro 2020, 10h37

O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou uma linha de crédito de 50 milhões de euros com a Bolt (ex-Taxify). O financiamento tem o apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) e visa apoiar o desenvolvimento de produtos da empresa da Estónia, bem como a pesquisa sobre como a utilização da tecnologia pode melhorar a confiança, fiabilidade, sustentabilidade e eficiência.

O BEI investiu na Bolt através de um empréstimo de risco [venture loan], que normalmente é utilizado numa startup como alternativa de obter capital, de forma a tentar evitar que as participações dos acionistas atuais sejam diluídas. Especificamente, este veículo de crédito à Bolt é conhecido pelo mercado como “quasi-equity”.

O credor diz que o retorno financeiro do mesmo é calculado como uma percentagem dos fluxos de receita futuros da empresa. De acordo com a informação divulgada esta quinta-feira pela Bolt, neste empréstimo, estão incluídos investimentos nos serviços já existentes, como ride-hailing [a ligação dos passageiros a aplicações ou websites] e em serviços de mobilidade personalizados, como a entrega de comida.

“A mobilidade é uma das áreas em que a Europa realmente beneficiará de um campeão local que partilha os valores dos consumidores e reguladores europeus. Por isso, estamos muito entusiasmados por ter o BEI como um dos nossos apoiantes, na medida em que nos permite avançar mais rapidamente para chegar a muitas mais pessoas na Europa”, afirma a fundador da Bolt, Markus Villig, em comunicado.

Para o vice-presidente do BEI, Alexander Stubb, a empresa de Tallinn “é um bom exemplo da excelência europeia em tecnologia e inovação”. Já o comissário europeu para a Economia, Paolo Gentiloni, lembra que a terra-natal da plataforma tecnológica de transportes “está na vanguarda da transformação tecnológica da Europa”.

Notícia atualizada às 11h35

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.