A Tesla e os tribunais têm estado numa intensa batalha relativamente à remuneração de Elon Musk na fabricante automóvel. O tribunal tinha rejeitado compensação de 56 mil milhões de dólares (53,2 mil milhões de euros) ao gestor da marca de automóveis norte-americana, acionistas acabaram por dar luz verde ao valor, mas tribunal voltou a rejeitar a compensação.
Mas sabe a que equivale 53 mil milhões de euros?
Este valor colocaria Elon Musk bem à frente do desempenho da banca portuguesa. Nos primeiros nove meses do ano os lucros dos sete maiores bancos portugueses (Caixa Geral de Depósitos, BCP, Novobanco, Santander Totta, BPI, Crédito Agrícola e Banco Montepio), ficaram em 4,3 mil milhões de euros deixando a banca do país, gerando estes proveitos, durante 12 anos (51,6 mil milhões de euros) ainda a ficar atrás da ambicionada remuneração do CEO da Tesla.
A expetativa é que os lucros dos cincos maiores bancos portugueses (Caixa Geral de Depósitos, BCP, Novo Banco, BPI e Santander Totta) superem os cinco mil milhões de euros, em 2024. Com os cinco maiores bancos a gerar lucros de cinco mil milhões de euros, num ano, mesmo em 10 anos (50 mil milhões de euros) ficavam atrás do valor que Elon Musk esperar auferir na fabricante automóvel.
Se pegarmos numa cotada do índice português PSI como por exemplo a EDP. A energética tem um valor de mercado (market cap) de 13,7 mil milhões de euros. Isso significaria que três EDP, que totalizariam um valor de mercado de 47,9 mil milhões de euros, não seriam suficientes para cobrir a remuneração que Elon Musk pode vir a receber através da Tesla.
Elon Musk tem expetativa de receber mais em remuneração do que aquilo que Portugal recebeu, em 2023, em receita de impostos diretos (28,4 mil milhões de euros) e indiretos (38,8 mil milhões de euros).
Os impostos diretos incluem IRS e IRC enquanto que os indiretos incluem impostos como o IVA, ISP, Contribuição autárquica/IMI, Imposto sobre o Tabaco, Imposto do Selo, SISA/IMT.
Este mês a juíza do Delaware, Kathaleen McCormick, considerou que o CEO da Tesla, Elon Musk, não tinha direito a receber 56 mil milhões de dólares, apesar dos acionistas da empresa terem votado a favor do restabelecimento deste valor, avançou a agência noticiosa Reuters. Esta decisão da juíza confirma a tomada em janeiro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com